Seguidores

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Juro que vi...


A Sétima Vila do Ouro ainda busca sua vocação. Por ser uma cidade fundada no século XVIII, dentro do processo de formação da sociedade mineradora, a exploração do turismo histórico torna-se um meio de geração de renda para o município, apesar de nosso patrimônio arquitetônico setecentista necessitar de socorro. Aliás, o ecletismo arquitetônico da cidade já seria um grande atrativo turístico, afinal, a "Velha Serrana" completou 294 anos de existência.
Neste sentido, foi criado o CAT, Centro de Atendimento ao Turista "Mauro Borja Lopes", o Borjalo. Para quem não sabe, Borjalo, nascido no Velho do Taipa em 1925, foi um grande cartunista e desenhista, que atuou em vários jornais e também na TV Globo, onde criou a famosa zebrinha da Loteria Esportiva. Sendo assim, batizar o CAT com seu nome foi uma justa homenagem.
E como toda grande inauguração deve ter uma placa, o CAT também recebeu a sua. Localizado no prédio da biblioteca pública, antiga estação ferroviária da cidade, desativada por volta de 1968, lá está a placa de inauguração em material inox, bilínguie, com citação da música "Encontros e Despedidas" de Milton Nacimento e Fernando Brant.
Escolheram aquela parte que diz assim:

"Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega prá ficar..."

Antiga Estação Ferroviária.


Lindo,não? Só que o responsável pela tradução deve ter "jogado" o texto original em um destes tradutores encontrados na internet e veja o que está na placa de inauguração do CAT. Ah... não é preciso ser um grande conhecedor da língua inglesa para detectar um erro grosseiro da "tradução". Que nos perdoem os turistas, os gestores não sabem o que fazem.

Isso faz lembrar o "Inglês" do Joel Santana.
Pode uma coisa dessa?


2 comentários:

  1. Brincadeira...
    Ainda não havia visto.
    É do nível de "eu te i love you".
    Esse "ingrêis" é mais fácio que "portuguêis"!

    Neimar Caldas

    ResponderExcluir
  2. Neimar,
    eu tentei não acreditar, mas é a mais pura verdade e com registro oficial.
    Obrigado pelo comentário, volte sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.