Seguidores

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mina da Lavagem: um outro olhar

Foto: Léo Morato

Neste 21 de se
tembro, dia da árvore, nosso foco vai para este belo exemplar da flora pitanguiense. Ao fundo da Mina da Lavagem - situada à rua Marechal Floriano Peixoto - a árvore existe há anos, gerando sombra e ajudando a conservar a aguá que brota da Mina.


Mina da Lavagem Foto: Léo Morato


Fornecendo água potável até hoje, a Mina tem grande representatividade histórica. No tempo do garimpo (século XVIII) o local servia para matar a sede e lavar o cascalho, separando o ouro.

"A cada ano que passa, maiores são as discussões sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. Hoje, percebemos que há muito o que ser feito e que depende somente de nós, para podermos reverter alguns quadros críticos de destruição do meio ambiente.

Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Savanas, Desertos, Pântanos... Todos estes espaços têm vida no planeta. Por menor que seja o ser vivo, ele faz parte de uma cadeia gigantesca de necessidades vitais para a sobrevivência de outros seres que provém a oportunidade de vida na Terra. O ser humano, como maior responsável pelas ações de progresso no planeta e como maior beneficiário dos recursos naturais, tem obrigação por manter o nosso ambiente habitável pelo maior tempo possível.

Parques e Reservas Naturais são ótimas alternativas para convertermos a situação atual, mas ainda precisamos fazer mais. Se cada brasileiro plantasse uma árvore ao ano, em dez ano conseguiríamos multiplicar imensamente a absorção de todos os poluentes do planeta.

Enquanto uns esperam, faça você a sua parte. Plante árvores, eduque da melhor maneira possível os que lhe cercam, participe como voluntário em iniciativas, mesmo que elas sejam pequenas. Cada um de nós fazendo um pouco, conseguiremos altos resultados".

Fonte: http://www.diadaarvore.org.br/


2 comentários:

  1. Léo,
    linda postagem, meu amigo. Temos que lutar pela preservação do meio ambiente, as questões ecológicas não dizem respeito apenas à preservação das florestas, mas também a preservação da qualidade de vida nos espaços urbanos.
    Ah, se foi você que fez estas fotos credite seu nome junto com as informações abaixo de cada foto, ok? As fotos são muito legais.
    Abração.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.