Seguidores

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Primeira Conferência Municipal da Cultura de Pitangui e Onça do Pitangui

Aconteceu hoje no auditório do E.E.M.A.O. a "Iª Conferência Municipal da Cultura de Pitangui e Onça de Pitangui", etapa integrante da IIª Conferência Nacional da Cultura. O evento também faz parte da "Jornada Mineira do Patrimônio Cultural". Além de autoridades municipais de Pitangui, Onça do Pitangui e Conceição do Pará a conferência reuniu em torno de 100 pessoas, representantes da sociedade civil que após a apresentação dos temas propostos se reuniram em grupos para debaterem sobre o tema "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento" que foi dividido em cinco eixos temáticos:

I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural
II - Cultura, Cidade e Cidadania
III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável
IV - Cultura e Economia Criativa
V - Gestão e Institucionalidade da Cultura

Mesa Diretora do evento - Foto: Licínio Filho

Pronunciamento do prefeito de Pitangui,
Evandro Rocha Mendes
Foto: Leonardo Morato



Os eixos temáticos nortearam os debates durante a conferência. Foram propostas sugestões para a gestão cultural e patrimonial nos municípios participantes, apresentadas durante plenária. Pode-se perceber o grande interesse de todos os envolvidos com as questões apresentadas nos eixos temáticos.

Em torno de 100 pessoas participaram do evento
Foto: Leonardo Morato



Diálogo sobre eixo temático - Foto: Licínio Filho

Após a apresentação das propostas foi promovida a eleição dos delegados que representarão os municípios em uma segunda rodada de debates, em nível estadual, em data ainda a ser confirmada. O saldo do evento foi positivo, pois permitiu que representantes da gestão municipal dialogassem com a comunidade sobre tema que é de interesse comum: promover o desenvolvimento humano e econômico em Pitangui e Onça do Pitangui a partir da valorização do patrimônio histórico-cultural.

2 comentários:

  1. Caro Licínio, estive presente no evento e fiquei feliz em perceber que bons ventos sopram sobre a cultura em Pitangui!!! Aos organizadores e participantes, nossas congratulações.

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com suas palavras, vamos acreditar que novas possibilidades apontam no horizonte de Pitangui.Foi bonito ver o debate popular sobre os rumos a serem tomados quanto à gestão cultural na cidade.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.