Seguidores

domingo, 1 de novembro de 2009

A blogosfera

Folder de divulgação do evento


Blog
é a contração das palavras em inglês web e log. Iniciados em meados de 1997 pelos diários virtuais, os blogs rapidamente se transformaram em um fenômeno da comunicação do século 21. Uma das principais características dessa mídia é a disposição das informações em ordem cronológica de forma “empilhada”. A outra é permitir conversação por meio de cometários.
Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os blogs como uma comunidade ou rede social. O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, textos e fotos publicados sob determinado tema conforme os pensamentos, interpretações e opiniões de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social.

O jornalista e blogueiro Luiz Carlos Azenha foi o palestrante no dia 27.


Na semana do dia 26 a 30 de outubro foi realizado na faculdade IESB em Brasília DF o seminário O poder da blogosfera e o jornalismo do século 21. O objetivo foi promover a discussão sobre essa nova forma de comunicação e a influência que os blogs, portais e redes sociais exercem sobre a opinião pública. O evento contou com a presença de grandes jornalistas e comunicadores responsáveis pelos blogs mais acessados do país. Segue abaixo a síntese das palestras:


Cerca de 200 pessoas por dia, entre estudantes, jornalistas e profissionais de comunicação, estiveram presentes.

O jornalista Paulo Henrique Amorim falou sobre as siglas que cria para expressar suas opiniões e para relatar fatos sobre economia, política, etc, como por exemplo o PIG, sigla que quer dizer "Partido da Imprensa Golpista".
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/

Luiz Carlos Azenha defendeu que é fácil e simples criar e manter um blog, mas o principal é ter bom senso e conteúdo de qualidade. Declarou que atribui mais credibilidade aos blogs e redes sociais indicados por pessoas de sua convivência do que à mídia tradicional. www.viomundo.com.br

Luís Nassif afirma que acabou o monopólio da notícia pelos jornais e que os blogs hoje são alternativas visíveis. "Os blogs são fator de contenção de abusos da mídia...”. blogln.ning.com

O jornalista e historiador, Rodrigo Vianna revela suas opiniões sobre a liberdade de imprensa e outros tópicos relevantes do jornalismo. http://www.rodrigovianna.com.br/

Responsável pelo fim da obscuridade na mídia gaúcha, o foco da apresentação do jornalista Marco Weissheimer foi expor a realidade política no Sul do país. http://rsurgente.opsblog.org/

Wikipédia, a enciclopédia livre, acessado em 31/10/2009. // www.iesb.br (Jornal Na Prática) acessado em 01/11/2009. // Revista do Brasil, nr. 40 outubro/2009, página 10.


Azenha explicando sobre o processo de postagem em seu blog. Fotos: Léo Morato.

Seguindo a linha de disponibilizar informações diferenciadas e de interagir com os visitantes do blog, nós do daquidepitangui buscamos lançar outros olhares sobre a Cidade Mãe do centro-oeste mineiro, a Sétima Vila do Ouro. Como mais uma opção de informação de qualidade o blog veio para divulgar e valorizar o patrimônio natural e histórico cultural (material e imaterial) da nossa querida Pitangui e também os acontecimentos de relevância, na cidade.

Nos auxilie a fomentar este espaço legitimamente pitanguiense, participe, opine, faça sugestões, críticas e elogios, por meio dos comentários nas postagens e ou do e-mai: daquidepitangui@gmail.com
Aguardem as novas postagens!!!

2 comentários:

  1. Beleza de postagem Léo.Penso que a proposta de organizar este blog foi extremamente positiva e será mais um instrumento para dar visibilidade à Pitangui.

    ResponderExcluir
  2. Licínio, concordo com você com relação a iniciativa do blog. E quanto mais gente interagindo, melhor! Vamos caminhando!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.