Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A primeira casa de Pitangui


A primeira casa de Pitangui

Pela corrida do Ouro, os bandeirantes paulistas iam adentrando o interior do país, abrindo picadas, descobrindo e explorando minas e fundando as vilas. A história da Vila de Nossa Senhora da Piedade do Pitangui, fundada em 1715, vem daí. A primeira casa de Pitangui foi construída pelo bandeirante Antônio Rodrigues Velho, o Velho da Taipa, na época em que se estabelecera na região. Situada à praça dos Bandeirantes, quase ao lado da Capela da Penha, a casa restaurada em 2008 é utilizada pelo Conselho Pastoral da comunidade do bairro da Penha. Além de sua importância histórica, (juntamente com a Capela da Penha, minas auríferas desativadas, trecho da Estrada Real e o Morro do Batatal) a casa representa um importante patrimônio cultural pois faz parte do cenário da Festa do Bambeia em homenagem a “Santo Antônio da Penha”. A festa resgatada nesse ano, será assunto para uma próxima postagem.

Fotos: Léo Morato

É preciso preservar o patrimônio para existir a nossa história. É preciso existir a nossa história para preservar a nossa identidade!

6 comentários:

  1. Olá Léo,
    após passar por um processo de restauração a casa continua imponente na praça dos Bandeirantes.

    ResponderExcluir
  2. É verdade meu caro! Imagine todo o centro histórico restaurado! Acredito que estamos caminhando para isso, pois os esforços políticos e o engajamento da sociedade estão mais visíveis. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande turismólogo Léo,
    fiquei muito feliz em conhecer mais um pouco da nossa imensa Minas Gerais por meio deste blogue. Deu muita vontade de conhecer a cidade de Pitangui pessoalmente, deve ser mesmo linda. Aos poucos a gente vai conhecendo todo o nosso estado. Considero isso meio que uma obrigação, pra nós mineiros, bairristas que somos. Parabéns pelo seu precioso trabalho de resgate cultural e histórico da cidade. Atitudes orgânicas assim oxigenam a cena da cultura local e despertam as novas gerações para o papel pessoal de cada um nesse processo. Grande abraço. Continuarei atento ao que rola aqui no blogue.
    Sandro Neiva
    suicidalforlife@hotmail.com
    www.pervitinfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Sandro Neiva, jornalista e grande mineiro de Paracatu do Príncipe. Seja bem vindo a Pitangui! Na tranquilidade, o blog busca lançar outros olhares sobre a Sétima Vila do Ouro das Gerais e despertar a atenção para as nossas tradições. Volte sempre! Um abraço.
    Sucesso aí com o: www.pervitinfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já morei em Minas e,sei que um dia voltarei a morar lá novamente,de tanto que gostei dos mineiros.
    Sempre que podemos,fazemos um passeio novo,para conhecer lugares diferentes.Já estivemos no Vale do Jequitinhonha(descrevi no meu blog,sobre essa viagem fantástica),mas nunca ouvi falar da sua cidade.
    Onde fica?
    Também adoro contar os "causos" de MInas.
    Abraços
    Sonia Novaes

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia Novaes, seja bem vinda!
    Pitangui, fica a 130km de B.H., no centro-oeste mineiro, na região turística central, uma bela cidade. Quando puder venha nos visitar, tenho certeza que irás gostar. Na próxima vinda ao 'daquidepitangui' deixe o endereço do seu blog pra gente conhecer e divulgar. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.