Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Balanço Cultural 2009

Foto: Léo Morato

O blog daquidepitangui teve início em agosto de 2009, desde então abordamos sobre a riqueza cultural de Pitangui, por meio das postagens. Com o intuito de lançar outros olhares sobre a Sétima Vila do Ouro das Gerais, buscamos mostrar o contexto histórico, os talentos pitanguienses e os atrativos que compõem a nossa identidade e o nosso potencial turístico.


Durante o ano de 2009 abordamos aqui no blog, por meio das post

Boneco gigante de Brasópolis/M.G no desfile de anivesário da cidade em 9 de junho.

Foto Licínio Filho

Como dissemos em outra postagem no Blog:

Reconhecer e preservar a nossa cultura é valorizar a nossa identidade. Os casarões, monumentos e locais históricos de Pitangui, são provas reais da importante participação da Sétima Vila do Ouro na história do Brasil. E, os nossos costumes, os nossos ofícios, as festas profanas e religiosas, a música, a capoeira, a nossa culinária e os nossos hábitos retratam as tradições que são passadas de geração a geração. Esse patrimônio (material e imaterial) é a nossa marca, é o que nos diferencia. (www.daquidepitangui.blogspot.com / Patrimônio Histórico: Preservar para existir. Existir para preservar. 27/08/2009).



Durante o ano de 2009 abordamos aqui no blog, por meio das post

Casarão restaurado.

Foto Licínio Filho

Sob a ótica da cultura, consideramos que tivemos avanços em Pitangui, durante esse ano, haja vista que os casarões históricos não foram derrubados; que restaurações e eventos culturais diversos foram realizados pela Administração do Município; que a Barraquinha da Penha e a tradição do Mastro foram reativadas por iniciativa da sociedade; e que acima de tudo, mais pessoas estão manifestando interesse, civismo e amor pela cidade, tornando-nos atores principais da nossa própria história e não meros coadjuvantes.


Teatro com o "Grupo do Beco"
Foto: Licínio Filho

Muita coisa ainda precisa ser feita e novas iniciativas estão vindo por aí... Quanto mais caminharmos e evoluirmos nessa direção, mais valorizada será a nossa cidade e maior será o orgulho de sermos pitanguienses.

Durante o ano de 2009 abordamos aqui no blog, por meio das post


Durante o ano de 2009 abordamos aqui no blog, por meio das post

O "Trio Caldas" no Projeto Causos e Violas.

Foto: Prefeitura Municipal

O nosso desejo (e das pessoas que compartilham as nossas idéias) é que 2010 seja um ano de muito trabalho, de prosperidade pessoal e, principalmente, prosperidade nos aspectos que envolvam a vida em sociedade. Que possamos valorizar cada vez mais o que é nosso e que o Turismo Sustentável seja visto (e trabalhado) cada vez mais como uma forma de desenvolvimento socioeconômico e cultural de Pitangui, rumo aos 300 anos.


Barraquinha da Penha 2009 e a tradição do mastro.

Foto: Léo Morato

A todos que em 2009 nos visitaram, acompanharam, deixaram comentários (sugestões, críticas e elogios), o nosso muito obrigado. Feliz Ano Novo!

Equipe Daqui de Pitangui.



A cidade vista da Serra da Cruz do Monte.
Foto: Léo Morato

2 comentários:

  1. Olá Léo,
    estamos iniciando um novo ano e penso que teremos muito trabalho pela frente.
    Obrigado pela parceria.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Licínio. Vamos caminhando, fazendo a nossa parte em prol de Pitangui!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.