Seguidores

sábado, 16 de janeiro de 2010

JOAQUINA DO POMPÉU tramas de memórias e histórias nos sertões do São Francisco

Estamos inaugurando mais uma seção aqui no blog, chamada "Dicas de Leitura". Diante do crescente interesse sobre as questões relacionadas à história de nossa cidade, como também da região passaremos a divulgar livros, teses, artigos, etc. , que certamente serão do interesse de nossos visitantes. Obras literárias e outros temas que acharmos interessantes também terão espaço por aqui.
Iniciaremos nosso trabalho com uma obra do pesquisador de Abaeté, Gilberto Cezar de Noronha (JOAQUINA DO POMPÉU tramas de memórias e histórias nos sertões do São Francisco. EDUFU.2007).
Reproduziremos abaixo a sinopse retirada do site da editora.


Sinopse:

Este livro tem como foco a personalidade marcante da história regional: mulher, latifundiária, escravocrata, membro da elite econômica e política do centro-oeste das Minas Gerais. Joaquina do Pompéu (1752-1824) sobrevive na memória de indivíduos, grupos e categorias sociais as mais diversas, nos municípios do Alto São Francisco. É a memória, a lembrança, ao mesmo tempo individual e coletiva, que constitui o verdadeiro objeto de análise desta obra. A partir das contribuições de pensadores tão diversos, mas igualmente instigantes, como, Proust, Halbwachs, Veyne e Benjamin, o autor refaz o percurso dessa memória tecida em torno da figura de Joaquina. Aqui o autor se afasta da historiografia tradicional, interessada no uso da memória oral ou escrita como mero recurso documental, à procura da “verdade” dos documentos históricos. (Fonte: EDUFU).
Você pode adquirir esta obra via internet clicando AQUI.

Esta dica de leitura nos foi encaminhada pelo também pesquisador Vagner da Silva Cunha, que por sinal terá em breve uma postagem sobre seu trabalho de pesquisa "A ‘Rochela’ das Minas do Ouro? Paulistas na Vila de Pitangui (1709-1721)", dissertação de Mestrado defendida por ele em 2009, e que estamos finalizando a leitura.

2 comentários:

  1. Para critério de registro, o nome correto do autor do livro Joaquina do Pompéu: tramas de memórias e histórias nos sertões do São Francisco é Gilberto Cezar de Noronha.
    Abraço.
    Vagner da Silva Cunha

    ResponderExcluir
  2. Olá Wagner,
    não sei de onde fui tirar este "Gilson"...
    Adquiri o livro de Gilberto e estou lendo. A abordagem é muito interessante.
    Ando atarefado por aqui,mas não me esqueci de nossa entrevista.Acabando de ler sua dissertação,faço contato.
    Obrigado por me alertar o erro.
    Você é sempre bem-vindo.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.