Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A fotografia



O ato de fotografar pode ser definido como a técnica de criação de imagens, por meio da exposição luminosa, sobre uma superfície sensível. A sua origem vem do grego “fós” = luz e “gráfis” = estilo, pincel (desensenhar com luz). A primeira fotografia conhecida, é do ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Porém, a evolução da fotografia é um processo que teve e ainda tem a contribuição de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo dos anos. Constantemente a fotografia (suas técnicas e equipamentos) passa por evoluções que permitem captar o momento com maior precisão.




Uma foto tem a função de informar, de registrar um sentimento, um acontecimento importante, uma casualidade, uma curiosidade, tem a função de homenagear, de denunciar, etc. Mas principalmente, tem a função documentar, de eternizar um momento único. Segundo Strelczenia (2001), "A memória se premia recordando, fazendo memorável; se castiga com o esquecimento". Fonte: wikipédia, pesquisado em 24/02/2010.



Com o propósito de lançar “Outros olhares sobre a Sétima Vila do Ouro” utilizamos a fotografia como uma ferramenta fundamental, pois os acontecimentos registrados hoje, serão história em um futuro próximo. Essas fotos apresentadas (meados do século passado) exemplificam a nossa afirmação. Aguardem as novidades!

6 comentários:

  1. Léo,
    os registros fotográficos são importantes fontes históricas que devem ser preservadas.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Licínio, a fotografia é uma forma de valorização do patrimônio pitanguiense. Vamos promover essa idéia! Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimas fotos Leozêra!! A do meio deixa a suadade das estradas de ferro. Em 2009 eu fiz uma viagem na classe econômica de Belo Horizonte até Vitória (ES). Muito massa. Vendo a belíssima paisagem do rio Doce, mas também a detonação ambiental no Vale do Aço. As ferrovias e hidrovias caíram em desuso pela falácia da gasolina! Agora vivemos a falência do transporte rodoviário.

    Um abraço a todos do blog e mineiros gente boa de Pitangui. Inté!
    Sandro Neiva

    www.pervitinfilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela visita Sandrinho. É uma pena mesmo que a nossa ferrovia está sucateada. A sua reativação seria uma boa opção para o transporte de cargas e passageiros. Os poucos trajetos que ainda existem devem ser preservados. Quando aparecerá em Pitangui? Estamos aguardando a sua visita. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Léo, ótima postagem sobre fotografia. Concordo plenamente com a expressão, de que a fotografia "documenta e eterniza um momento único". Tenho pensado nisso, quando você olha qualquer foto,(mesmo se tiver sido feita a um segundo) você está olhando para o passado, um momento que jamais vai se repetir, mas você ainda pode vê-lo enquanto ela existir. Parabéns.

    NICODEMOS

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela visita NICODEMOS! Vamos apreciando e praticando essa arte, para fazer a história dos nossos dias. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.