Seguidores

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Origem da Família Cézar



Nosso amigo Vandeir Santos nos enviou mais um material, fruto de suas pesquisas sobre Pitangui. Trata-se do testamento de Francisca Xavier Cézar, o qual foi elaborado em 1798.

Segundo Vandeir, se considerarmos que ela disse ter nascido em Pitangui em 1722, conclui-se que os Cézar, muito provavelmente, fazem parte da leva de reinóis (portugueses) que foram convidados para povoar a região de Pitangui após o motim de 1720. Portanto, Dona Francisca deve ser filha do primeiro Cézar a pisar em Pitangui.

Já o sítio quela chama de Campo Grande (citado no testamento), é provável também que não se trate do povoado a direita da rodovia (sentido Pitangui-Martinho Campos). Vandeir acredita que se tarta de algum lugar bem próximo ao atual Sacramento, já que naquela localidade se concentra um grande número de elementos da família Cézar.

Um outro detalhe interessante destacado por Vandeir é que o Governador de São Paulo na época do motim comandado por Domingos Rodrigues do Prado (1720) em Pitangui era Rodrigo Cézar de Menezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.