Seguidores

segunda-feira, 8 de março de 2010

Coral Bittencourt e Orquestra Minas Filarmônica em Pitangui

Pitangui assistiu na noite de domingo, 07, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar a magistral apresentação do Coral Bittencourt e da Orquestra Minas Filarmônica, que apresentaram repertório de Música Sacra Mineira de finais do século XVIII ao primeiro quartel do século XX. Foram apresentadas obras de compositores das cidades de Pitangui e Onça de Pitangui até então desconhecidas e resgatadas dos arquivos do Santuário de Nossa Senhora da Piedade no início de 2009. Estas obras inéditas e consideradas de altíssima qualidade encantaram a todos que na Matriz estiveram.



A Igreja recebeu um grande número de fiéis para a missa das 19:00 horas. A religiosidade do povo de Pitangui durante a quaresma ganha ainda mais força.



Após a missa, grande parte dos presentes permaneceram no recinto para assistirem à apresentação, o que demonstra a demanda por este tipo de evento cultural na cidade.


E o público se comportou de forma maravilhosa, acompanhando cada peça e aplaudindo calorosamente o Coral e Orquestra. Tenho certeza que os músicos e regentes também se encantaram com a recepção que tiveram em nossa cidade.




O som da música ecoando pela Igreja nos deu uma experiência ímpar de percebermos a sua essência sagrada. Música esta, composta como exaltação da fé.


A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar e o Departamento de cultura de Pitangui estão de parabéns pela realização do evento. É preciso oferecer eventos culturais deste nível para nossa população. Ficou provado, com a apresentação do Coral Bittencourt e da Orquestra Minas Filarmônica que existe público para a música erudita em Pitangui. As pessoas só irão se acostumar e entender a arte erudita se tiverem acesso a ela. Que tenhamos mais eventos deste nível na cidade para que o gosto e os ouvidos fiquem mais apurados. Educar pela música é aguçar a sensibilidade.



4 comentários:

  1. Parece que foi uma apresentação e tanto, Licínio. Pitangui merece acontecimentos desse nível! Bela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Léo, foi mesmo muito bacana o concerto e com um significado histórico importante. O repertório foi de compositores de Pitangui e Onça descoberto em 2009. Espero que outros eventos como este aconteçam por aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa !!
    Licínio, não seria possível uma investigação histórica mais profunda? Quantas obras são, Quem são os autores, de que ano são, etc.?
    Vandeir

    ResponderExcluir
  4. Vandeir, esta pesquisa já está sendo feita pelas pessoas ligadas ao Coral, com levantamento dos nomes dos autores e das peças. Durante o evento foi distribuido material na Igreja com estas informações.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.