Seguidores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pitanguiense participa de projeto científico

O ex-aluno do Centro Educacional "Professor Francisco Saldanha", Geraldo Magela Vasconcelos, que atualmente trabalha no Departamento de Raios Cósmicos do Intituto de Física da Unicamp está participando de um grupo de pesquisa que colabora com estudos sobre Raios Cósmicos. Aliás, Geraldo desenvolve seus trabalhos de pesquisa na área da Física Nuclear de Altas Energias (Estudo de Colisões de Íons Pesados). Este grupo se tornou notícia na Unicamp. Saiba por que lendo a reprodução de um trecho da matéria publicada no jornal da Unicamp que postamos abaixo.

"O experimento ALICE, um dos quatro que vêm sendo desenvolvidos no LHC (Large Hadron Collider) – o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na fronteira da Suíça com a França –, teve artigo científico aceito para publicação no European Journal of Physics. Trata-se de um marco histórico, pois é o primeiro artigo produzido a partir de pesquisas realizadas no LHC e que tem os alunos da Unicamp como co-autores. Da Unicamp, integrante oficial do experimento, participaram o professor Jun Takahashi, do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), e os alunos Mauro Cosentino (pós-doutoramento), David Dobrigkeit Chinellato (doutorado), Geraldo Magela Vasconcelos (doutorado) e Rafael Derradi de Souza (doutorado). Embora de acordo com o docente o resultado apresentado na publicação, que se encontra na faixa de energia de 900 GeV (900 bilhões de elétrons-volt), seja inferior ao que se pretende alcançar, ele é muito importante porque mostra que o LHC está funcionando perfeitamente e que, num curto período de tempo, novos resultados científicos serão produzidos."

Leia o artigo na íntegra clicando na imagem abaixo

Geraldo (segundo, da esquerda para a direita) e demais pesquisadores.
Foto extraída do Jornal da Unicamp
Saiba sobre as notícias mais recentes sobre este assunto clicando AQUI.

2 comentários:

  1. Matéria interessante Licínio. Os pitanguienses se destacando Brasil afora... e contribuindo com o progresso da ciência. Parabéns ao Geraldo.

    ResponderExcluir
  2. Léo, pessoas como o Geraldo merecem ter seu trabalho divulgado.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.