Seguidores

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Arquitetura Eclética em Pitangui

A riqueza arquitetônica de Pitangui salta aos olhos. Percorrendo algumas ruas da cidade o visitante depara-se com um maravilhoso patrimônio arquitetônico, que engloba os diversos estilos que predominaram no decorrer de quase 300 anos de sua história. Um exemplo típico é a rua Padre Belchior, no centro da cidade. Nela encontramos construções em vários estilos arquitetônicos, do colonial ao mais contemporâneo, uma verdadeira aula de arquitetura a céu aberto. Abaixo apresento duas fotos do Arquivo Público Mineiro, enviadas pelo Cláudio Faria, do casarão em estilo eclético localizado na rua Padre Belchior. Supomos que as fotos sejam do início do século XX.


O ecletismo, foi o movimento arquitetônico que predominou de meados do século XIX às primeiras décadas do século XX. Se você quer saber mais sobre o ecletismo clique sobre a primeira foto desta postagem.








Se você for visitar Pitangui não deixe de apreciar estas pérolas da arquitetura. Esperamos que os filhos da cidade também façam o mesmo, apreciem, preservem e divulguem, a cidade merece. Precisamos acreditar e agir no sentido de estimular o turismo em Pitangui e para que isso aconteça, não basta apenas ações governamentais em qualquer nível que seja, é preciso participação da comunidade. Se o povo não respeita e reconhece os valores de sua própria cidade, quem vai reconhecer? O turismo aquece a economia e gera empregos.

2 comentários:

  1. Belo exemplar da arquitetura eclética em nossa cidade, Licínio. É interessante também que o centro histórico abriga construções de várias épocas.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Léo, a diversidade de nosso patrimônio arquitetônico é mais um diferencial de nossa cidade.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.