Seguidores

domingo, 2 de maio de 2010

Irmãos Barcelos


Os Irmãos Barcelos - Doca (D) & João (E).
Fotos: Léo Morato.


Iniciamos hoje mais uma seção aqui no blog: os Ofícios Pitanguienses. Trata-se de identificar e divulgar as profissões tradicionais e as atividades que não se encontra com facilidade, devido aos avanços tecnológicos e às novas formas de produção.

Rua Padre Belchior.

Falaremos sobre os barbeiros Irmãos Barcelos: Waldemar Luiz de Campos – o Doca & João Alves de Freitas - o João, que completam 50 anos de profissão nesse ano. Eles iniciaram suas atividades em 1960 e até hoje fazem barba, cabelo e bigode no mesmo local, no prédio de esquina das ruas do Pilar e Pe. Belchior.

Doca.

O salão é do tempo em que o calçamento da rua era de pedras redondas (antes do paralelepipedo) e o “ponto” foi comprado do senhor Geraldo Rodrigues Lemos, que hoje reside em Belo Horizonte com os seus 101 anos, segundo o Doca.



João.

O mais antigo salão em atividade na cidade, conserva o piso e o mobiliário originais. Na barbearia, ponto de encontro dos antigos e novos clientes, ouve-se “causos” hilários e curiosos, só indo lá para saber.

Móveis e piso antigos.

Além do trabalho na barbearia, os Irmãos Barcelos jogam futebol, pescam nos finais de semana e ainda tocam um bom forrozinho nas festas e eventos familiares.


Placa com o ano de fabricação da cadeira.

Fica registrado nossa homenagem aos 50 anos de profissão dos Irmãos Barcelos, um patrimônio de Pitangui.

11 comentários:

  1. Bela postagem sobre esta tradicional barbearia de Pitangui. Parabéns aos irmãos Barcelos por meio século de bons trabalhos prestados.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa a iniciativa de homenagear esse dois ícones da sociedade pitanguiense...eu frequento a barbearia deles a pelo menos 18 anos sempre sendo bem recebido e com um corte da hora!!! parabéns irmãos barcelos pelos 50 anos de profissão!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Licínio, conforme conversamos esta seção registra os tradicionais ofícios de Pitangui. E foi bom iniciar com os 50 anos dos Irmãos Barcelos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Andre, seja bem vindo ao nosso blog! A ideia é essa, valorizar as boas características da cidade e as pessoas de Pitangui. Ainda mais com 50 anos de profissão! Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Bela postagem Léo
    E os danados são bons na viola também !!!
    Parabéns aos irmãos pelas 50 primaveras colhidas e esperamos que colham muitas e muitas primaveras ainda !!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Dênio. Esse pessoal é bom de serviço mesmo e merecem ser lembrados!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem.
    Já imaginou? Dois irmãos trabalhando juntos a 50 anos? Que sintonia heim? E olha que eles não se separam nem no fim de semana! Quando não estão pescando(e isso é sagrado), estão proporcionando alegria com seus instrumentos musicais. Parabéns Irmãos Barcelos!!! Vocês realmente merecem ser lembrados.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ... Excelente !!! Parabéns pela postagem

    ResponderExcluir
  9. Olá Renato, seja bem vindo! Realmente o Doca e o João merecem esta homenagem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Há pouco a acrescentar aos comentários acima. Os dois são gente fina, parecem eternos, são uma referência de Pitangui. Há uma história do Doca no "Beira de Balcão". Se o Léo buscar, vai encontrar.

    ResponderExcluir
  11. É muita barbeiragem...Mas há sempre como cabê-los em nossas cucas...A gente fica careca de saber...

    Paulo Miranda

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.