Seguidores

terça-feira, 11 de maio de 2010

População de Pitangui no início do século XIX

Encontrei estes dados já faz alguns anos em um livro sobre a população nas vilas mineiras. Os dados apresentados na tabela abaixo nos dão ideia como se organizava a sociedade pitanguiense no início do século XIX. Os dados são de 1808.



Clique na imagem abaixo para ampliá-la e visualizar os dados demográficos a respeito da população nas Vilas da Capitania de Minas gerais em 1808. Você poderá observar dados sobre a composição da população de Pitangui no início do século XIX.






4 comentários:

  1. Muito interessante essas informações sobre o povoamento e formação das Gerais, professor!Parabéns pela pesquisa.
    Segue uma informação adicional para os nossos visitantes:
    Nesta época, Minas Gerais tinha 600.000 habitantes e quando a Côrte Portuguesa chegou ao Brasil (em 1808) a população da colônia havia aumentado 10 vezes em pouco mais de 100 anos. A corrida do ouro no interior do país, gerou a primeira grande migração da Europa para o Brasil. E o nosso ouro "financiou" a Revolução Industrial na Inglaterra. Veja como os fatos se relacionam e observe a participação de Pitangui nesse processo histórico.

    ResponderExcluir
  2. A chegada da corte portuguesa desencadeou uma série de mudanças no Brasil. O ouro retirado de nosso país desde o século XVIII serviu para Portugal pagar a Inglaterra dívidas comerciais, fato que colaborou para a acumulação primitiva de capitais naquele país.
    No século XIX talvês a produção aurífera em Pitangui já estivese em decadência, como ocorreu em outras regiões da província mineira ainda na segunda metade do século XVIII.

    ResponderExcluir
  3. "A região de Minas Gerais entrou assim, impetuosamente, na história: a maior quantidade de ouro então descoberta no mundo foi extraída no menor espaço de tempo" (GALEANO, Eduardo).

    Dica de leitura: GOMES, Laurentino - 1808...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.