Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa do Campo Grande em homenagem a São João




No sábado dia 19/06 ocorreu no distrito de Campo Grande/Pitangui/M.G. mais uma festa em homenagem a São João Batista. Conforme relatos de meu pai, relembrando os comentários do meu avô, o evento já acontece há mais de 100 anos e deve ter suas origens na criação do próprio distrito. No inventário de Francisca Xavier Cézar (veja postagem neste blog), datado de 1798, existe uma referência a uma localidade chamada Campo Grande, mas não se pode afirmar com certeza que se trata do vilarejo situado a 12 km de Pitangui.


Profeta amplamente citado no Antigo Testamento, São João Batista é descrito na Bíblia como primo de Jesus Cristo e o responsável por anunciar a chegada do Messias aos homens. Os católicos lhe prestam homenagem no dia 24 de junho, no caso de Campo Grande a comemoração no fim de semana anterior visa permitir o comparecimento de uma maior número de pessoas.



A festa contou com todos os detalhes comuns em festas juninas como as bandeirinhas coloridas que foram criadas pelos antigos para deixar o ambiente, e principalmente o céu, mais festivo e descontraído, e também não poderia faltar a fogueira que significa a luz de Jesus, anunciada por João Batista como capaz de salvar o mundo de seus pecados. Este ano a fogueira de Campo Grande media mais de 20 metros de altura. Não faltou também as barraquinhas que serviam comidas típicas.
A comemoração teve início com a celebração de uma missa que foi sucedida por um cortejo que se dirigiu até a casa do Sr. Gonzaga, que este ano foi o festeiro do mastro. Acompanhado alegremente pela banda Santa Cecília da localidade de Ibitira, que há mais de 30 anos anima a festa, o grupo retornou ao alto do vilarejo entoando os seguintes versos:



Ó Sr. São João Batista
A vossa bandeira cheira
Cheira a cravo, cheira a rosa
Cheira a flor da laranjeira


Após as costumeiras três voltas ao redor da capela, o mastro foi erguido sendo sua base firmada com golpes de troncos ao som de pequenos versos intercalados com o também tradicional refrão "ô não bambeia não !"






Içado o mastro, teve início a hora mais esperada da festa: o show pirotécnico que durou mais de 5 minutos enchendo de cores o céu da pequena localidade. O espetáculo terminou com um "foguete" sendo conduzido por um fio dando ignição na imensa fogueira.



A festa continuou no salão do Centro Social do distrito onde um animado conjunto formado por membros de famílias da região fez a alegria dos forrozeiros.


A festa de São João de campo Grande é uma importante manifestação cultural do município de Pitangui, que ainda mantém viva uma tradição secular dos católicos e que poderia ter uma melhor valorização por parte de muitos pitanguienses que preferem, nesta mesma época, frequentar outras festas de cunho essencialmente comercial, uma pena !



Texto e fotos: Vandeir Santos

6 comentários:

  1. Postagem bacana, Licínio. O Vandeir captou muito bem a essência desta festa tradicional no Campo Grande!

    ResponderExcluir
  2. Licínio: uma matéria minha ligada a um assunto q vc comentou, a colônia alemã na cidade:

    http://www.guiabd.com.br/mcv2.asp?cat=20051129132628&sd=20051129141312

    Muito bom seu blog. Vamos ficar em contato.

    Abs do Lúcio Jr.

    ResponderExcluir
  3. Oi Léo,
    a cobertura do Vandeir da Festa de Campo Grande ficou muito bacana e com uma série de fotos da melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lúcio Jr.,
    seja bem vindo ao nosso blog.
    Visitei o guiaBD e gostei da matéria sobre a colônia alemã em BD. Nossa postagem sobre a família Gölz rendeu um contato direto da Alemanha que repassamos para o Everton, membro da família Gölz em BD.
    A gente vai se falando.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos da comunidade de Campo Grande,que São João Btista abençõe a dodos os festeiros,que nosso Senhor Jesus Cristo derrame toda sua benção para que consseguimos manter esta linda tradição.Sou um pequeno membro da nossa querida Banda de Música,tenho o prazer de agradecer em nome de todos músicos o grande carinho que esta comunidade tem pela nossa Banda.Tenho fé que participaremos desta brilhante festa por muitos e muitos anos,fique com Deus e até breve!ASS Ezequiel.

    ResponderExcluir
  6. Que festa boa! Muita gente, muita fé e quentão e canjica com certeza.....
    Parabéns a todos que estiveram à frente deste grande evento.
    Isso precisa continuar. Cultura na veiaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Zé Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.