Seguidores

sábado, 30 de março de 2013

Sô Zé Emídio

Na última quinta feira, dia 28 de março de 2013, Pitangui teve uma grande perda, faleceu o Sr. José Emídio de Castro. Como treinador, como religioso, como pessoa, como professor o Sô Zé foi um exemplo e deixou um grande legado. Que Deus o tenha e em nome de muita gerações de pitanguieses, o nosso muito obrigado ao Sô Zé! 
Reproduzimos abaixo uma matéria veiculada aqui no blog em julho de 2010.

Sô Zé Emídio. Em 09/06/2010.
 É com grande satisfação que o blog homenageia hoje um ilustre pitanguiense, o senhor José Emídio de Castro, que durante mais de três décadas dedicou o seu precioso tempo para o esporte na cidade. Conhecedor da arte futebolística, treinou várias gerações de pitanguineses no futebol de campo e de quadra (salão). Até eu, com toda a minha "perna de pauzice" fui discípulo do mestre. O Sô Zé, acima de tudo ensinava e incentivava a prática de valores, baseados na moral, na ética, na disciplina, na amizade, no amor e respeito ao próximo. Mas não perdoava quando o desempenho dos atletas não era o esperado e soltava as clássicas frases : "Que bela merda hein"! e "Ô bosta de cobra".



               



A matéria abaixo comprova a importância do trabalho do Sô Zé já na década de 1970.


Jornal Município de Pitangui, 25 de junho de 1978, nº23.
Existe até uma comunidade no Orkut (página de relacionamento na web) dedicada ao Sô Zé.



Queríamos ter ido na casa do Sô Zé (a convite de sua filha, em 9/6/10) para ver o arquivo de fotos sobre o seu valioso trabalho e enriquecer essa postagem. Mas devido o corre-corre dos dias não foi possível por enquanto. De toda forma fica aqui a nossa homenagem, o nosso respeito e o nosso carinho a esse nobre ser humano.


Olha aí o Sô Zé, dando um exemplo de Civismo ao prestigiar a Alvorada no 9 de junho!

Foto desta postagem: Léo Morato.

9 comentários:

  1. Sô Zé é um patrimônio pitanguiense. O Léo citou que o Sô Zé dedicou, fielmente, 30 anos ao futebol pitanguiense. Eu acredito ter sido mais, provavelmente uns 40. Essa foi a primeira de outras postagens que faremos com o Sô Zé, pois é difícil descreve-lo numa postagem só.
    Belo registro Léo !!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Dênio, o Sô Zé, merece homenagens, por tudo que fez pelo esporte pitanguiense!

    ResponderExcluir
  3. Pessoa finíssima, Sô Zé Emídio!!! Além de profundo conhecedor de futebol, Sô Zé foi também professor de Mecanografia, sabia, Léo? (Essa disciplina já existiu!!!)Fui aluna dele no curso de Contabilidade! Suas aulas eram muito divertidas; sempre que alguém fazia alguma coisa indevida, lá vinha o Sô Zé com "Mas que obra, hein?"
    Conte mais sobre a vida de José Emídio de Castro. Os pitanguienses mais jovens precisam conhecer a vida desse homem que foi pautada pela honestidade, pela ética e pelo trabalho.
    Parabéns, Léo, pela postagem e um forte e carinhoso abraço ao Prof. Zé Emídio.

    ResponderExcluir
  4. Oi Edilma, gratos por mais essa visita!!!
    O Sô Zé uma pessoa de grande carisma e está entre os notáveis pitanguienses. Assim que der iremos buscar e divulgar mais sobre a sua história e os seus feitos por Pitangui.

    ResponderExcluir
  5. OHHHH.ZEBRA...DISCIPLINA ACIMA DE TUDO...UMA CERTA VEZ PULAMOS O MURO DO CAMPO PRA TREINAR E ELE VIU,,,TIVEMOS QUE DAR DEZ VOLTAS NO CAMPO E NAO JOGAMOS O PROXIMO JOGO,,,A NOSSA ALEGRIA ERA QUANDO ELE APONTAVA NO BAR DO VERINHO,DESCIAMOS CORRENDO PRA ENCONTRAR COM ELE..DETALHE O LEO NA EPOCA TINHA CABELO GRANDE,,,RSRSRS...ABRAÇOS.ALEXANDRE FAGUNDES

    ResponderExcluir
  6. Parabéns sô Zé Emídio!Tive o prazer de residir em PITANGUI,porém não tive o de conhecê-lo.É disso que toda cidade brasileira precisa.Cidadãos como este!Álvaro.21-07-11.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a postagem! Como tenho pouquíssimo envolvimento com esportes, não sabia que este senhor simpático é um treinador tão bem falado. Conheço ele apenas de vista. Sempre me cumprimenta quando nos encontramos. Eita! Quero fazer uma matéria sobre ele!

    ResponderExcluir
  8. O Sô Zé é uma grande personalidade Pitanguiense, Ricardo! Fez muito como treinador, como professor, nos movimentos de Igreja... Com certeza tem muita história a ser contada e registrada! Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nossa....grande perda!!! Ele era otimo! Treinei com ele no poliesportivo em alguns anos da decada de 90. Isso sim era treinador e disciplinador de verdade!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.