Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nas lentes de Nicodemos Rosa



Procurando na web novas informações relativas à Pitangui, o amigo Vandeir Santos (colaborador do blog) encontrou fotos espetaculares, captadas pelas lentes de Nicodemos Rosa. O Vandeir (a quem direcionamos os nossos agradecimentos) fez contato com o fotógrafo e na manhã do domingo 1/8/10 fizemos uma visita ao Nicodemos para saber mais sobre esse artista da fotografia e contar a sua história aqui, na semana comemorativa do 1º aniversário do blog.

Nicodemos Rosa. Foto. Léo Morato

O pitanguiense Nicodemos Antônio Raimundo Rosa, nasceu no bairro Jatobá no dia 1º de Maio de 1955. Possuidor de uma simplicidade e sabedoria admiráveis começou a desenvolver o seu talento desde de pequeno. Quando criança andava pelas matas e serras de Pitangui para apanhar frutas e se divertir.



Foi aí que aprendeu a apreciar e a admirar as paisagens pitanguienses. Mais tarde, com a consciência ambiental formada, Nicodemos começou a fazer os registros fotográficos como uma forma de compartilhar os seus olhares sobre a cidade, revelando as belezas de Pitangui para o mundo.

Nicodemos contando suas estórias.
Foto: Léo Morato.



Nicodemos costuma fazer suas fotos do alto dos bairros, na serra da Cruz do Monte e no terraço de sua casa, de onde a vista é espetacular.



A especialidade do fotógrafo é o céu pitanguiense, especificamente os raios e trovões. Mas a foto abaixo rendeu uma Menção Honrosa ao autor no site panoramio.com e já acumula mais de 500 comentários (elogios) vindos de todas as partes do mundo.


Foto tirada dentro do Cemintério de Pitangui.
Por Nicodemos Rosa.


Mais informações sobre o trabalho fotográfico de Nicodemos Rosa poderão ser obtidas no site www.panoramio.com e no www.googleearth.com . Vale a pena conferir!



Na volta para casa, inspirados pelo bate-papo com o Nicodemos, fizemos alguns novos registros fotográficos, lançando outros olhares sobre a Sétima Vila do Ouro das Gerais, para compartilhar em outra oportunidade.



Por falar nisso, o blog Daqui de Pitangui, tem um projeto pronto de uma Mostra Fotográfica sobre a cidade e estamos buscando parcerias para viabilizar o evento. A quem interessar, o nosso e-mail é: daquidepitangui@gmail.com
Ajude a divulgar esse espaço pitanguiense. Até a próxima pessoal!!
!



19 comentários:

  1. Léo e Vandeir,
    já era hora de termos uma postagem sobre Nicodemos Rosa e suas maravilhosas fotografias.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional !!!!
    A penúltima fotografia é de uma beleza indescritível. Bela e justa postagem

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos, é muito satisfatório descobrir os nossos artistas. E o fotógrafo Nicodemos com certeza engrandece o blog e orgulha os pitanguienses!
    Valeu Vandeir.

    ResponderExcluir
  4. A fotografia de Nicodemos é simplesmente a mais perfeita tradução de arte e beleza.
    Realmente Pitangui tem o que mostrar e tem do que se orgulhar.
    Um abraço a todos
    Dalinha Catunda

    ResponderExcluir
  5. Pois é Dalinha, o nosso objetivo é somar, descobrir e costurar essa grande colcha de retalhos cultural, que é Pitangui!

    ResponderExcluir
  6. eu vejo todas as fotos dele , e a cada dia que se passa me pergunto como ele consegue tanta beleza de uma vez só. É simplesmente incrível ! Parabéns pelo seu trabalho MEU HERÓI !

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita, Natanael! A arte do Nicodemos merece destaque aqui no blog. Esperamos fazer nos posts em breve. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Que beleza! Gostei de mais das fotografias do meu grande amigo Nicodemos. Fico feliz em ver a cidade de Pitangui conhecendo a obra dele.
    Tenho saudades das aguas e do povo de Pitangui.
    Parabens para o site, e otimo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Beth, seja bem vinda ao nosso blog. Realmente as fotos são show! Apareça sempre por aqui. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fantástico,As fotos estão demais.
    O meu coração encheu de inspiração.
    Parabéns Nico, parabéns cidade amada!

    ResponderExcluir
  11. Oi primo querido,fiquei muito emocionada com as belas fotos e com a sua sensibilidade, como se não bastasse, retratar em cada foto a bela cidade de Pitangui, como você vê e sente. Lindooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sinto-me feliz e não só pelo seu talento, mas por seu grande potencial, obrigada por me dar a oportunidade de te conhecer, mesmo depois de tanto tempo.
    Sua prima, Maria Inêz.

    ResponderExcluir
  12. Cris e Marines, obrigado pela visita de vocês. Pretendemos divulgar novas fotos do Nicodemos em breve. Um abraço e voltem sempre.

    ResponderExcluir
  13. São simplismente maravilhosas!
    verdadeiras obras da natureza!!!
    Miriam

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, meninos, pela merecida homenagem ao Nicodemos!Conheço a paixão dele por fotografias desde a década de 80, quando trabalhamos juntos. Além de ser esse grande artista, é também uma pessoa ímpar, um grande e bom amigo (e me chama carinhosamente de "Edilméia").
    Um abraço a vocês e um forte abraço ao amigo Nicodemos.

    Edilma.

    ResponderExcluir
  15. Olá Edilma, você estava sumida uai!
    De fato o Nicodemos é um artista e as suas fotos engrandeçem o trabalho do blog na divulgação de Pitangui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM O TRABALHO DO SR NICODEMOS ESTA DE PARABENS , LINDAS FOTOS ...ARTISTA KI EU NAO CONHECIA AGORA VOU ACOMPANHAR COM FREQUENCIA VALEU CONTINUA ASSIM SR NICODEMOS!!!

    ResponderExcluir
  17. Desde quando eu tinha 16 anos (olha que lá se foram 22 primaveras) e eu trabalhava com o "Nicolai" na Santanense, ele já fazia fotos artísticas. Parabéns, Nico!!!
    Um abraço do Thales

    ResponderExcluir
  18. PARABÉNS SEU TRABALHO E MARAVILHOSO .
    ADOREI MUITO .
    PARABÉNS..............

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.