Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Pitanguiense José Alyrio Mourão lança novo livro



O escritor pitanguiense José Alyrio Mourão lançou seu terceiro livro, "Linhas do Tempo" hoje (26) na livraria Cafe Books, em Belo Horizonte. Leia abaixo materia publicada no jornal "Estado de Minas" sobre o livro.
"Assombrações,sonhos e loucuras compõem o universo de Linhas do Tempo,terceiro livro do mineiro José Alyrio Mourão, que será lançado hoje, em Belo Horizonte.Contista veterano, José Alyrio Mourão mostra na nova obra história de seu tempo de criança e adolescente, vivido em Pitangui, no Centro-Oeste mineiro, e do tempo de estudante e depois na capital mineira. São casos reais e imaginados de um atento observador do cotidiano.
Quem tem uma relação afetiva com o interior mineiro certamente se identificará com o mundo e os personagens descritos em Linhas de Tempo. Como no conto "O último trem", em que José Alyrio relata a tristeza e a decepção dos moradores de uma cidade do interior quando recebem a notícia de que o ramal ferroviário que servia à região seria desativado.
Entre as boas lembranças da estação e do apito da Maria-fumaça, o autor aproveita para ensinar um pouco à nova geração o que representavam os trens para os cidadãos do interior de Minas e do Brasil. "As ferrovias e suas locomotivas não eram só a ligação das regiões mais remotas com o resto do país. Eram muito mais que isso: eram a veia por onde corria o sangue que irrigava a vida e o progresso das cidades..." "
FONTE:
Contos - Memória afetiva. Jornal Estado de Minas. caderno Cultura, p.6, 26/08/2010.

2 comentários:

  1. Esta sinópse despertou a minha curiosidade em ler a obra (ainda mais por ser de um pitanguiense)!

    "Eram muito mais que isso: eram a veia por onde corria o sangue que irrigava a vida e o progresso das cidades..."

    Sou meio utópico, mas imaginem um trem fazendo o percusso: Pitangui - Velho da Taipa - Conceição do Pará - Onça - Brumado - Pitangui. Que belo e rentável micro circuito turístico daria!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser bem interessante. Estou curioso.
    A volta da malha ferroviária em Pitangui seria muito legal. Vamos sonhando.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.