Seguidores

domingo, 1 de agosto de 2010

Uma peróla do século XIX: Jornal "A Realização"

Semana comemorativa do 1º aniversário do blog
A partir de hoje, até o dia 5 de agosto iremos publicar uma série de postagens em comemoração ao primeiro aniversário do blog. A primeira postagem desta série apresenta uma raridade, partes da edição do jornal "A Realização", editado em Pitangui no final do século XIX.
----------------------------------------------
Aproveitando as férias escolares de julho fui à Belo Horizonte visitar meus pais, que já estavam cheios de saudades do neto Pedro Magno. Aproveitei a oportunidade para visitar o Arquivo Público Mineiro e pesquisar materiais sobre Pitangui (professor de História não perde este hábito nem durante as férias). Na verdade, já saí de Pitangui com o tema da pesquisa definido: queria consultar os microfilmes de alguns exemplares de um jornal pitanguiense do final do século XIX chamado "A Realização". Eu já havia visitado o site do Arquivo Público Mineiro e encontrado os exemplares do "A Realização".

Através deste jornal podemos conhecer um pouco do cotidiano de Pitangui em finais do século XIX lendo o noíciário e também os anúncios publicados no mesmo.Vamos conhecer esta raridade, a edição número 42, de 14 de outubro de 1883.



Acima, a primeira página do jornal "A Realização"



Na página abaixo podemos perceber que o jornal atraía anunciantes de vários municípios de Minas Gerais.


Observe a tabela de preços dos produtos de primeira necessidade em Pitangui (a moeda da época era o "Réis", daí a expressão conto de réis, que equivalia a Mil Réis).



Abaixo, a ampliação de alguns dos anúncios presentes no jornal. À esquerda, anúncio de um consultório médio em Ouro Preto, e à direita, anúncio de escravo fugido com oferta de recompensa. Conforme o anúncio,o escravo em questão, de nome Manuel, fugiu de uma fazenda em "Carmo do Paranayba" (sic).













Fonte de pesquisa: Arquivo Público Mineiro

4 comentários:

  1. Professor, sensacional a postagem !!!!!
    Parabéns pelo garimpo

    ResponderExcluir
  2. Dênio,
    esta eu guardei para a semana de comemoração de aniversário do blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola Licínio! Muito interessante o jornal e o seu conteúdo! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Léo,
    acredito que poucas pessoas em Pitangui tenham conhecimento deste jornal.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.