Seguidores

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Feijoada

A dica de hoje é do nosso parceiro Renato Lopes. Feijoada é um prato tipicamente brasileiro. Contudo, não é todo brasileiro que sabe como fazer. A feijoada leva diversos tipos de carne e temperos. Apesar de ser uma comida de difícil digestão é muito saborosa e pode ser acompanhada por uma farofa e couve. Ficou com água na boca? Veja abaixo uma receita de feijoada.



Receita de Feijoada para 6 pessoas.
- 200g carne seca bovina (lagarto, coxão duro)
- 200g costela de porco
- 200g pé de porco salgado
- 100g rabo suína salgado
- 100g orelha de porco salgada
- 150g lombo de porco defumado ou salgado
- 100g língua bovina defumada
- 100g paio fatiado
- 100g lingüiça portuguesa fatiada
- 50g bacon em cubos
- 1 kg feijão preto
- 2 cebolas picadinhas
- 100g alho picado
- 6 folhas louro
- 2 laranjas com casca cortadas ao meio

Como fazer:
Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a lingüiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes.Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, e uma bela farofa de mandioca.

Menina do Céu

Nossa dica é saborear a feijoada ao som de um bom samba ou um bom forrozinho, curtindo aquela caipirinha esperta ou uma cerveja bem gelada !!!! Mas não espere muito pois a feijoada pode acabar !! Que diria o Renato !!! Ano que vem tem mais ...

4 comentários:

  1. Eita, essa feijoada deu até inspiração! Precisamos fazer outra "reunião de trabalho", não é, moçada?!Boa Dênio. Valeu Renato.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,
    Estou babando até agora!!! Esta dica de Renato Lopes postada por Dênio Caldas matou a pau!!!
    Ótima receita e ilustração? nem se fala!!!
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  3. É meu caro Dênio...feijoada é sempre bem vinda, ainda mais entre amigos e com boa música.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Quando a Dalinha nos fizer uma visita, faremos esse nosso tradicional prato !!!! Eu e Renato fomos a uma Feijoada tradicional aqui de Belo Horizonte e primeiro bebericamos umas brejas, deixamos a feiju para o final. Quando fomos nos servir, cadÊ feijoada ?!?!? Ficou na saudade !!! Mas ano que vem tem mais !!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.