Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Foto Kamargos 50 Anos

Kamargos e a evolução das máquinas fotográficas.
Fotos: Leonardo Morato.

Destacamos hoje os 50 anos de atividade do Foto kamargos em Pitangui, sob a direção do senhor Raimundo Lino de Kamargos. Recentemente fomos até o estabelecimento e conversamos com o sr. Kamargos que, entre outros assuntos, nos relatou um pouco da sua história.

"Fotografei você(s) com a minha rolleiflex"

Nascido em Martinho Campos (cidade vizinha, no Centro Oeste Mineiro) em 5 de março de 1941, Raimundo Lino inaugurou o Foto Kamargos em Pitangui em agosto de 1960, depois de ter trabalhado em Pompéu (cidade vizinha). Paralelamente às atividades do Foto, formou-se em Direito na Fadom (Divinópolis) e advogou durante 28 anos.



Modelos variados.

Possuidor de mais de 500 fotos antigas sobre a cidade, em DVD (muitas delas inexistentes hoje), o Kamargos nos contou que é a favor da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de Pitangui.



Explicação sobre o manuseio da máquina.

Atualmente (com a popularização da máquina digital) o Foto Kamargos realiza a cobertura de eventos em geral (filmagem e fotografia), comercializa material fotográfico, faz produção em estúdio, boocks de casamentos e edita vídeos.



Fotos raras e antigas sobre a cidade.

Lembro-me que quando criança eu admirava os quadros com as fotografias antigas de Pitangui (disponíveis no Foto), quando ia levar os filmes para revelar. Percebia que muitas daquelas imagens já não existiam na cidade. Hoje, constatamos que por meio do seu trabalho através das décadas, o Foto Kamargos constitui-se em um importante arquivo histórico e documental sobre Pitangui e sobre os fatos aqui ocorridos.



Kamargos analisando o projeto da Mostra Fotográfica Cultural Ambiental.
idealizada pelo blog Daqui e Pitangui (2010).

Durante o bate papo, obtemos informações sobre o Foto Kamargos, sobre a evolução das máquinas fotográficas (tema de uma futura exposição) e da própria história da cidade.


Contato a históra da foto do Trem de Ferro.

A rara foto abaixo, talvez única em seu tempo em Pitangui, foi tirada pelo Kamargos em uma tarde do ano de 1961. Segundo ele, o senhor de chapéu (canto inferior direito) é o Messias Calú, inspetor do Colégio na época, que estava acompanhando uma manifestação. No dia, estudantes protestavam contra a retirada da Bitola (locomotiva) da Estação de Pitangui. “Chegaram a colocar a bandeira do Brasil e a deitar nos trilhos em frente ao trem, em sinal de protesto”.



Foto: Kamargos 1961.

Registramos aqui a nossa homenagem ao Foto Kamargos. Por registrar os acontecimentos dos últimos 50 anos, o Foto já é parte da nossa história!

6 comentários:

  1. Parabéns Leo pela matéria, E Parabéns ao Foto Kamargos, pelos 50 anos de clicks

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela visita, Nicodemos! E aí já tem fotos novas? Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, caríssimo companheiro Léo. Parabéns ao Sunda pelos 50 anos de serviços prestados à Pitangui. O arquivo fotográfico dele é sensacional. Bem que ele poderia nos repassar alguns clicks !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu brother Dênio!!!
    Nesta postagem, além dos 50 anos do Foto Kamargos, existem três temas intrínsecos:
    - A importância dos registros fotográficos;
    - O reconhecimento aos direitos autorais;
    - E o senso de coletividade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Raimundo lino de camargos grande fotógrafo e professor em fotografia que ensinou seu irmao joao lino de camargo profissao o qual me repassou com todo amor pela arte. hoje desejo parabeniza-lo e ao mesmo tempo desejo restabelecer contato com alguem da família bem como o joao ou seus filhos alex denise rosilene e ou seus sobrinhos adilmar almair toni ou sua irmã d. lurdes calda ou mesmo o almair deixo o meu endereço eletronico "ernanicosta_8@hotmail.com ou fone 61 85577367"

    ResponderExcluir
  6. Prezado, temos essas informações para contato com o Foto kamargos. Um abraço.

    (37) 3271 - 4386
    e-mail - fotoestudiokamargos@hotmail.com
    ORKUT - Foto Kamargos - Pitangui

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.