Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Literatura & Memória: a vida de Silviano Azevedo

No livro "Silvano Azevedo - Meu pai, meu chefe, meu amigo", Francina Azevedo Campos Guimarães nos apresenta a trajetória centenária de seu pai, o engenheiro Silvano Azevedo. Além de descrever aspectos da vida pessoal e profissional do pai, o livro também tráz depoimentos de parentes e amigos.
Silvano Azevedo nasceu em Pitangui/M.G. em 18 de fevereiro de 1895, filho do político e jornalista Vasco Azevedo e Aurora Xavier Lopes Cançado. Sua mãe faleceu 17 dias após seu nascimento, sendo então criado pela tia materna, Marieta e seu marido Augusto Osório.
Formou-se em Engenharia de Minas em 1921, como primeiro aluno da turma na Escoal de Minas de Ouro Preto. Ainda na década de 1920 iniciou uma vitoriosa carreira profissional reconhecida pela Fiemg, que concedeu-lhe, em 1998, o título de Pioneiro na categoria "Construtores do Progresso".
De leitura agradável, o livro nos permite conhecer a história deste pitanguiense perceverante, que contribuiu com seu trabalho para a construção do estado de Minas Gerais.
Não poderíamos deixar de agradecer ao Dr. Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (4ª geração dos Vasco Azevedo de Pitangui), que gentilmente nos enviou um exemplar do livro, além de outros materiais sobre a família Vasco Azevedo, que serão futuramente postados aqui no blog.




FONTE:

GUIMARÃES, Francina Azevedo Campos. Silviano Azevedo, Meu pai, meu chefe, meu amigo.Belo Horizonte: O Lutador,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.