Seguidores

sábado, 11 de dezembro de 2010

Os bastidores de uma Postagem


Making of - Fabricando um post.
Foto: Rosenice Cordeiro.

Em outras oportunidades já divulgamos sobre como surgiu esse blog, que já está no ar há um ano e quatro meses. Sob o lema: "Outros olhares sobre a Sétima Vila do Outro das Gerais" o nosso objetivo é valorizar a história e incentivar a cultura e as tradições pitanguienses. Atualmente, nossos amigos, visitantes e seguidores acompanham e incentivam o trabalho de forma bastante participativa. Muitos nos perguntam sobre como é feito uma postagem (matéria divulgada) e quais os critérios adotados. Não temos uma regra geral, vale a criativadade e a pertinência do tema com a cidade e com os pitanguienses... Então, atendendo a pedidos, o processo é mais ou menos assim:



Numa manhã de domingo. Léo, Dênio, Licínio & Pedrinho.
Foto: Rosenice Cordeiro.
- Primeiro o blog precisa ser criado e devidamente cadastrado (licença Creative Commons) Etapa importante, realizada pelo Licínio.
- Define-se o tema da postagem. A escolha pode ser feita por uma indicação verbal, um e-mail recebido, um evento, um fato histórico, uma observação pessoal, uma fotografia, vídeo sobre a cidade, etc. O interessante é que se houver inspiração, a ideia para uma postagem pode sair a qualquer momento em qualquer lugar.
- Pesquisa sobre o tema. Se for um fato histórico ou um assunto mais técnico como por exemplo patrimônio arquitetônico, realizamos pesquisa (livros, web, entrevista) para nos embasar, citando a(s) fonte(s) pesquisada(s).

Lavagem do Bandeirante - carnaval 2010.
Foto: Arquivo do blog.

- O texto muitas vezes é feito na hora, de improviso mesmo. Mas em alguns casos precisa ser preparado e revisado (às vezes passa um erro ou outro).
- Depois, usando os recurso da internet é só encaixar o texto e as fotos ou vídeos aos moldes do blog, criar as legendas ou informações complementares e publicar. Se identificarmos erros ou falhas de configuração é possível voltar e corrigir.



E o dia amanhece na Vila!
Foto: arquivo do blog.

-As ferramentas utilizadas são: Uma máquina fotográfica digital, a internet, livros, jornais, revistas, um scaner (se necessário) e, acima de tudo, amor por Pitangui. Depois é só sair por aí, descobrindo as belezas, as cores, sabores e talentos dessa grandiosa terra. É isso! Pretendemos continuar essa divertida e prazeroza labuta! Sugestões de postagens podem ser enviadas para o nosso e-mail daquidepitangui@gmail.com

2 comentários:

  1. Parte boa do BLOG são as reuniões de trabalho !!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é parceiros, é o que podemos chamar de ócio criativo!!! Talvez essa nossa casualidade, mas nem por isso descomprometida, seja o segredo!!!
    Léo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.