Seguidores

domingo, 19 de dezembro de 2010

Outras riquezas minerais de Pitangui - Parte II Cobre

Dando sequência às postagens com material produzido por Vandeir Santo,s sobre as riquezas minerais de Pitangui, apresentamos a segunda parte do artigo "Outras riquezas minerais de Pitangui".
-------------------------------------------------------------

O Cobre (Cu) é um metal de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade, sendo o principal elemento na fabricação de cabos e fios elétricos. O elemento está presente também em ligas muito importantes como o latão e o bronze.
No arquivo de Pitangui existem referências a existência de minério de cobre no município já no ano de 1926 mas na internet é possível encontrar decretos autorizando a pesquisa do mineral em Pitangui somente na década posterior:


A fazenda Indaiá ainda se mantém imponente e bem conservada às margens da estrada que liga Conceição do Pará a Leandro Ferreira e atualmente se encontra em terras deste último município, a 4 quilômetros da sede. Fui ao local acompanhado do Sr. Geraldo Lacerda, parente dos antigos donos, que me afirmou que a exploração do cobre não chegou a acontecer devido o minério existente no local ter um baixo percentual do metal, o que inviabilizava economicamente a implantação da estrutura destinada a extrair o produto. Tal fato não impediu que de frente a fazenda, ao longo da linha de trem, fosse criada a “Parada da Mina do Cobre” muito provavelmente para permitir o transporte do minério caso o processo de extração viesse a ser implantado.


Local onde estaria a mina de cobre - Foto: Vandeir Santos


Fazenda Indaiá - Foto: Vandeir Santos


O local onde foram realizadas as pesquisas se encontra atrás da fazenda Indaiá, em terras que hoje pertencem a outras fazendas e do processo não restou nenhuma evidência em virtude do preparo do terreno para a exploração da pecuária, mas ficaram os decretos que documentam mais uma das inúmeras riquezas de Pitangui.
Vandeir Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.