Seguidores

sábado, 25 de dezembro de 2010

Visite Pitangui!!!

A Torre da Igreja.

O ato de viajar é praticado desde os primórdios da humanidade e a atividade turística vem evoluindo através dos tempos para proporcionar prazer e comodidade a quem viaja. Quem não gosta de aproveitar o tempo livre e por o pé na estrada para visitar parentes, amigos e conhecer lugares novos? Por que não sair da rotina e combinar lazer com descanso, para renovar os planos e recarregar as energias? Breves ou demoradas, boas viagens fazem bem à saúde, proporcionam bem-estar e ficam para sempre registradas na memória e nas fotografias. As viagens aumentam a bagagem cultural, proporcionam conhecimento, diversão e aproximam os povos.

A lua...
Foto: Dênio Caldas.

Então, tá esperando o quê? Pé na estrada, visite Pitangui-MG-Brasil!!! Pegue o trem da história para conhecer a Sétima Vila do Ouro das Gerais, uma cidade acolhedora, cativante, com um povo hospitaleiro. Venha conhecer os nossos músicos e bandas, os nossos casarões, as fazendas centenárias, as igrejas antigas, a tradicional comida mineira e o nosso folclore. Venha percorrer as nossas trilhas, apreciar o pôr do Sol na Cruz do Monte e ver a lua nascer atrás da Igreja de São Francisco. Venha participar de nossas festas, descer (e subir) as ladeiras, subir as serras, andar pelas matas e apreciar nossos rios... Venha conhecer nossos “causos” e tomar uma cerveja gelada acompanhada de boa música e dos petiscos variados em nossos bares e restaurantes. A cidade dispõe de boas opções de hospedagem, de serviços em geral e tem um clima bucólico propício ao turismo histórico cultural, ecológico e rural. Pitangui espera por você!

Para mais informações sobre a cidade, acesse o site oficial: http://www.pitangui.mg.gov.br/




"Pelas ruas que andei, procurei. Procurei, procurei te encontrar".
Alceu Valença.





Ficha Técnica (autoria) ao final do vídeo.


CONSUMO CONSCIENTE: BAGAGEM LEVE, NA IDA E NA VOLTA...


Veja, abaixo, cinco dicas que ajudam a tornar sua viagem mais confortável, mais prazerosa e também mais sustentável:


-->Viaje leve – Carregando pouca bagagem, é mais fácil deslocar-se, utilizar ônibus, andar de bicicleta ou mesmo a pé. Além da economia de combustível e de menor impacto ambiental, permite maior convívio e interação com o povo e com os costumes locais.


-->Racionalize o consumo de água e energia – Na hospedagem, se possível, dispense a troca diária de toalhas e roupas de cama. Apague as luzes e desligue aparelhos elétricos ao sair do quarto. Não use sabão ou detergente em cachoeiras e rios (o planeta agradece).

-->Siga as trilhas e cuide do seu lixo – Nos passeios, respeite os limites das áreas de visitação. Só jogue lixo nos locais adequados e pratique a coleta seletiva sempre que puder. Dos locais visitados, leve apenas fotos, suvenirs e boas recordações.

-->Prefira produtos locais e valorize guias nativos – Pratos típicos, artesanato e artigos regionais expressam a cultura local e são fonte renda e sustento. Por isso, valorize-os para fortalecer a identidade cultural, prefira os serviços de guias nativos, contribuindo para que essa atividade (o turismo) seja economicamente sustentável.

-->Planeje os gastos – Faça um orçamento para que a viagem seja do tamanho de suas possibilidades. Inclua gastos com pequenas despesas e presentes. Não ultrapasse o planejado; controle o uso de cartões de crédito, para não trazer dívidas na bagagem.

Fonte: Adaptado do Jornal Cooperforte nº 55/ dez 2010.



Demais fotos desta postagem: Leonardo Morato.

4 comentários:

  1. O Turismo, se bem trabalhado e desenvolvido poderá representar uma importante atividade sócio-econômica para Pitangui. A máquina da indústria turística faz gerar emprego e renda, movimentando todos os setores de uma cidade. Esperamos um dia ver tudo isso funcionando em Pitangui, matéria prima temos, mas é necessário a lapidação da mesma para que ela possa brilhar. Parabéns pela postagem !!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo caro Dênio!
    Já faz 10 anos que bato nessa tecla!!! Estamos aí! E o melhor do Turismo planejado é que todo muito ganha.
    Pouco a pouco as coisas estão progredindo!

    ResponderExcluir
  3. Amei as fotos e o vídeo... Saudades...

    ResponderExcluir
  4. Olá Simone, seja bem vinda ao Blog! Fique a vontade neste pedacinho de Pitangui!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.