Seguidores

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dica de leitura: "A História de Pitangui" por Monsenhor Vicente Soares

O livro "A História de Pitangui" foi publicado em 1972 e reune uma série de artigos escritos pelo autor e publicados no jornal "Município de Pitangui" entre segunda metade da década de 1950 e  primeira metada da década de 1960. Em texto ao leitor, nas primeiras páginas, escrito em dezembro de 1956, Monsenhor Vicente descreve o teor de seus escritos:

" O escrito que lhe chega às mãos não tem valor literário. É uma simples coletânea  de datas cronológicas, umas exatas, outras estimativas. É sinopse de episódios, uns reais, outros lendários, veiculados pela tradição, sem colorido descritivo. O seu único mérito é poder valer de algum modo ao futuro escritor da HISTÓRIA CÍVICO-RELIGIOSA DE PITANGUI"


O livro foi publicado após a morte de Monsenhor Vicente Soares, por iniciativa de parentes. Como bem previu o autor, o livro é uma interessante fonte de consulta àqueles interessados na história de Pitangui. Nele podemos encontrar material que aborda desde as origens da cidade, passado pela vida religiosa, como também, acontecimentos cívicos no decorrer do século XIX. O livro se encontra fora de catálago.


Em tempo: esta postagem só foi possível devido à colaboração de Vandeir Santos que
 disponibilizou seu exemplar da obra de Monsenhor Vicente Soares.

4 comentários:

  1. Esse livro é muito bem falado Licínio! Quero ter a oportunidade de ler. Boa dica!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo Léo. O Vandeir tem um exemplar e me emprestou para esta postagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudio,
    este livro está fora de catálogo,mas você pode encontrá-lo em sebos. Um dica é o "Estante Virtual", que você pode acessá-lo na net.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.