Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

História antiga de Minas Gerais


A nossa dica de leitura de hoje, para quem gosta de história e deseja saber alguns fatos relevantes sobre a Sétima Vila, é um livro de Diogo de Vasconcelos. Na obra História Antiga Das Minas Gerais, o autor faz diversas abordagens interessantes sobre Pitangui, vale a pena conferir. Reproduzimos abaixo um trecho do livro, abordando sobre as Famílias Fundadoras.

Pitangui

1
O Mestre-de-campo Antônio Pires de Ávila, povoador do Pitangui, foi a quem D. Brás Baltasar da Silveira incumbiu de erigir a vila.
2
Antônio do Prado da Cunha, companheiro de Fernão Dias na expedição das Esmeraldas, estabecebeu-se no Pitangui e de sua mulher D. Maria Pires Camargo, provêm descendentes ilustres.
3
Antônio Pompeu Taques, casado com D. Escolática Bentim, fundou a Capela Nova do betim, e foi célebre pelas suas prodigalidades e riquezas colossais.
4
De São Caetano saiu Gaspar Guitierrez da Silveira para Pitangui, onde se casou com sua prima D. Feliciana dos Santos Barbosa Lima.
5
Fernando Dias Falcão, casado com D. Lucrécia Pedroso de Barros, foi povoador de Pitangui e criou a vila.
6
D. Catarina pais Leite, casada com João da Silva Rabelo; e D.Potência Leite com Manuel Cabral Teixeira, também foram povoadores de Pitangui.

VASCONCELOS, Diogo de. História Antiga Das Minas Gerais. Belo Horizonte. Editora Itatiaia. 4ª ed. 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.