Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Os embalos de segunda à noite


Aniversário do Fábio Freitas.
Êta povo animado!

Acertando o tom. Fábio, Dênio e Reinaldo.

Na segunda-feira do carnaval em Pitangui, tivemos o prazer de participar da comemoração do aniversário do Fábio Freitas, um cara gente boa, nascido em um berço cultural pitanguiense. Filho do Juca (contador de causos) e sobrinho do Jonba, esse camarada começou a dedilhar o violão ainda pequeno, nos tempos do Pitaculta. Hoje, por diversão, o Fábio é um violonista de mão cheia e ressalta o seu orgulho de ser Pitanguiense por onde passa. O encontro na casa do Juca foi sensassional e a boa música deu o tom da festa, em um excelente clima musical.


Juca Freitas contando uns "causos".


Chorinho pitanguiense. Fábio e Léo.

Pão de queijo com linguiça.


Prof. Reinaldo, no ofício musical.
A cada acorde uma boa canção do tempo do Pitaculta.



Parabéns pra você...

Duetos: Blog e Pitaculta!!!


Família e amigos.


Uma família que canta unida!
Fotos: Equipe Daqui de Pitangui.

Pitaculta e o Blog


Como já foi falado em outras oportunidades, o Pitaculta foi um importante acontecimento cultural e artístico que rolou em meados da década de 1980. Este movimento que envolvia a música, a literatura, a poesia, etc, deu origem a um livro – O Poecontos e teve como cenário a nossa Pitangui. O Pitaculta agitou a cidade, marcou época, reuniu talentos e teve como mentor, o intelectual pitanguiense “ausente” professor William Santiago, a quem temos o privilégio de chamar de amigo.
Nas conversas virtuais e pessoalmente surgiu a discussão em torno do tema: O Pitaculta e o Blog. Ou seja, nos identificamos com a proposta daquele tempo que, em síntese, era descobrir, reunir e divulgar os diversos talentos pitanguienses, celebrando e promovendo a cultura da cidade. Então, buscando lançar outros olhares sobre a Sétima Vila do Ouro das Gerais, escolhemos o Pitaculta como um dos nossos padrinhos.
Por outro lado, é gratificante perceber que a admiração é recíproca. Convidamos o William para as nossas Folias no carnaval 2011 (Mostra Fotográfica e Lavagem do Bandeirante). Ele nos respondeu prontamente e deixou uma boa dica sobre a nossa referência histórica:

“Não vai dar pra ir desta vez. Mas torço por vocês, como sempre. Temos que reavivar aquela conversa sobre o Pitaculta, mas eu acho que o que vocês fazem é um Pitaculta ampliado para o Sec. XXI. Vocês fazem o que eu queria fazer com os recursos da década de 80. Do século passado. Falando em Domingos Rodrigues do Prado, acho que é uma personagem que merece uma revisão histórica. Ou melhor, um reestudo. Tem tudo pra ser um herói, mas em Pitangui ficou relegado ao esquecimento”.

Valeu William! Também acreditamos que a origem histórica de Pitangui deve ser valorizada e o Domingos do Prado é um símbolo de resistência, merece ser lembrado no aspecto histórico para promover a cidade cultural e turisticamente.
O “título” de sucessor do Pitaculta, mesmo vindo do próprio William Santiago, é muita responsabilidade para o blog. Mas é muito bom poder interagir com o William, prof. Reinaldo, Jonba, Juca, Fábio Freitas e outros. E o melhor é que as sementes estão germinando entre as gerações e a cultura pitanguiense de raiz continua sendo praticada nos quatro cantos dessa cidade. Tem muita gente talentosa por essas bandas! Por falar nisso, o professor Licínio deu a ideia de reunir essa turma boa para uma roda de samba, chorinho e as canções do tempo do pitaculta. Um sarau?! Tô dentro!

7 comentários:

  1. Fala Léo, tudo bem? Primeiramente, ficou muito boa a postagem e as fotos. Só tenho uma correção: apesar de ser pequeno na época do pitaculta, eu aprendi sobre violão um pouco mais tarde. Brincava com o violão do meu pai, mas só fui pegar mesmo depois de 2005. Enfim, a farra foi realmente muito boa e a presença de vocês muito bem-vinda. Como você viu, não faltou música, comida boa e muitas risadas com o Juca. Ele inclusive gostou muito do prestígio do blog e sempre quando quiserem, serão muito bem vindos na casa e na família.

    A combinação com o email do William foi excelente. Conversar com este Erudito Pitanguiense é uma das coisas mais enriquecedoras que há.

    Ao Licínio fica o convite pra próxima farra e sempre quando quiserem poderemos fazer estes encontros musicais pra reviver e reavivar nossa cultura.

    Em abril estou de férias e vamos nos juntar de novo pra mais causos, cantoria, tira-gosto, cachaça boa e um bom pisco chileno também (que o diga o Dênio).

    Grande abraço do Fabinho

    ResponderExcluir
  2. "Teve bão"! Foi uma pena você não ter ido Licínio! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mas no próximo encontro estarei presente..hehe...

    ResponderExcluir
  4. Fábio, valeu pela receptividade da família! Quando der, postaremos uns vídeos com os causos do Juca. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. A segunda de carnaval na casa do Juca, bem que poderia virar tradição !!! O Fabinho e seus familiares nos receberam super bem. "Já estamos nos convidando" para Abril e também para o carnaval do ano que vem !!!
    Valeu Fabinho

    ResponderExcluir
  6. Opa Dênio, se é pra virar tradição conte comigo, pois vai ser sempre bom. Em Abril tá acertado outra farra desta. Abração meu caro

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.