Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Primeiro Radical Street Skate de Pitangui - 2007

Esta postagem eu tirei do fundo do meu baú. Em 2007, estava envolvido em um projeto sobre empreendedorismo na escola em que trabalho, o CEPFS. O conceito empreendedorismo começava a ganhar espaço na educação e nós tomamos a decisão de desenvolver este projeto pioneiro em Pitangui. Eu precisa de uma turma piloto e elegi a dos alunos do 2° ano do ensino médio, que tinha uma galera de garotos praticantes do skate.
Quando apresentei a ideia do projeto eles rapidamente se manifestaram, queriam organizar um campeonato de skate na cidade, mas não sabiam como. Então comecei a trabalhar com eles a formatação do projeto do campeonato: quando seria? qual o local? Quem seriam os juízes? Qual seria a premiação? Quais seriam os custos? Como conseguir patrocínio?
Diante destas questões os caras começaram a correr atrás para viabilizar o evento. E como sempre, pouca gente pôs fé que o campeonato iria se realizar,mas a união de esforços e o espírito empreendedor daqueles meninos prevaleceu e, no primeiro fim de semana da segunda quinzena de julho de 2007 o campeonato rolou.
Consegui patrocínio de medalhas e troféus com amigos da cidade que pediram anonimato na época, mas hoje revelarei seus nomes: o professor Ronaldo Valério e o Daniel ( materiais esportivos). Redigi uma carta de apresentação com o aval do CEPFS e preparei os garotos para buscarem patrocínio. Eles conseguiram vários brindes entre os comerciantes da cidade. A cada conquista o entusismo contagiava aquele grupo.
Além disso, enviamos ofícios para a Polícia Militar pedindo policiamento na área do evento e para a Secretária Muncipal de Saúde que disponibilizou uma ambulância para os dois dias do evento.
Por fim, foi criado o nome oficial do campeonato "PRIMEIRO RADICAL STREET SKATE DE PITANGUI". O evento teve juízes de Divinópolis e conseguiu atrair competidores de Pitangui, Pará de Minas, Divinópolis, Mateus Leme, Itaúna e Pedro Leopoldo, foi um sucesso. Locução e muito rock 'n' roll.
O campeonao foi realizado na pista de skate da praça do bairro Santo Antônio nos dias 16,17 e 18 de julho de 2007, atraindo muita gente.
Cabe lembrar que tudo isso rolou graças ao empenho de Miguel Sabino, Diego e Denner Galvão, além de outros skatistas da cidade que também deram uma força. Lembro-me também que na época os skatistas eram mal vistos na cidade, não tinham onde praticar o esporte então íam para a rodoviária durante a noite para exercitarem suas manobras radicais. Na época do campeonato a prefeitura tinha reativado a iluminação pública na praça e o evento serviu para reinaugurar aquele espaço público.
Depois deste campeonato não rolou outro, hoje nem vejo skatista em Pitangui. Então podemos dizer que este evento entrou para a história dos esportes radicais de Pitangui e do centro-oeste mineiro.

 Clique na imagem abaixo para ampliá-la e veja detalhes do
histórico "Primeiro Radical Street Skate de Pitangui".

Fotos & Montagem: Licínio Filho

2 comentários:

  1. Iniciativa muito bacana! Parabéns ao tutor e aos alunos skatistas. Também vivi bons momentos e tomei bons tombos de skate em Pitangui.Na época não existia essa pista, aproveitávamos as praças e calçadas... Bons tempos!
    Abraço Licínio.

    ResponderExcluir
  2. Oi Léo,
    o evento foi bacana e também demonstrou que com força de vontade e união de esforços as coisas podem acontecer, além de elevar a alto estima dos envolvidos.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.