Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Tiradentes - Crônicas da Vida Colonial Brasileira

Nesta postagem apresentamos mais um escritor do centro-oeste mineiro,trata-se de Rubens Fiúza. O livro em questão "Tiradentes - Crônicas da Vida Colonial Brasileira" me foi presenteado pelo professor Marco Antônio Lima Faria e família. Aproveito para agradecer o presente, que já faz parte de minha biblioteca.

--------------------------------------------------------------


Rubens Fiúza nasceu em Dores do Indaiá em 1923 e faleceu em 2000. Sempre se interessou pela história da região centro-oeste de Minas Gerais, durante sua vida desenvolveu vários escritos que não chegaram a ser publicados.

Em 2006, foi publicado "Tiradentes - Crônicas da Vida Colonial Brasileira", livro dividido em duas partes: na primeira é apresentada crônicas escritas pelo autor, que segundo ele relata uma história baseada em um documento de família, escrito por José de Sousa Coelho (tetravô do autor, também cnhecido como Juca de Sousa),em que é descrito um plano da loja maçônica de Vila Rica, em 1793, para resgatar a cabeça de Tiradentes, então exposta em uma gaiola, naquela cidade, após sua execução. Segundo esta versão, a cabeça de Tiradentes teria sido levada para Quatel Geral, região de Abaeté, onde foi enterrada próxima a uma lagoa. O autor afirma que o documento que embasa esta história desapareceu. Caso ele exista mesmo lançaria nova luz sobre os acontecimentos históricos envolvendo a Inconfidência Mineira. O autor afirma que este documento foi encontrado em uma garagem abandonada, em Pitangui, onde viveu seu tetravô.

Apesar das crônicas terem base em um documento não reconhecido pelos historiadores, a trama é muito bem contada, com lances espetaculares, inclusive envolvendo a passsagem, em que o Cônego Francisco de Assis Garcia, indicado pela casa maçônica de Vila Rica para resgatar a cabeça de Tiradentes e levá-la ao destino final (Quartel Geral), com o auxílio de Juca de Sousa, também membro da maçonaria, encontra-se em Pitangui com o Capitão Inácio de Oliveira Campos (outro personagem importante do centro-oeste mineiro), marido de Jaoquina de Pompéu e desafeto do cônego.

A segunda parte do livro apresenta uma série de artigos produzidos por Fiúza sobre Tiradentes e baseado na historiografia sobre a Inconfidência Mineira. O livro é bastante interesante, de leitura agradável, onde ficção e realidade tecem a trama.

14 comentários:

  1. Licínio,
    A capa está belíssima! e seu relato obre o livro e super interessante, não tem como não pintar uma curiosidade.
    Um abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. Ao ler este prefácio, julgo que o livro seja, no mínimo, interessante. E que garagem é essa? Alguém arrisca um palpite?
    Belo garimpo professor!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dalinha,
    ainda estou lendo o livro e a história é mesmo surpreendente...Imagina, uma operação secreta para resgatar a cabeça de Tiradentes...Isto dá um filme.
    Abração amiga.

    ResponderExcluir
  4. Leo,
    o livro é bem interessante mesmo, quando quiser lê-lo tá na mão. Quanto a esta garagem eu também fiquei bem curioso, só que o autor não deu pistas de onde ela se localizava. Pitangui é mesmo cheia de mistérios.

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal, gostaria de ler esse livro. Como faço para compra-ló?

    ResponderExcluir
  6. Olá Patrícia,
    seja bem vinda ao blog.
    Este livro me foi presenteado, vou procurar saber onde le é comercializado, deixe um contato e assim que eu tiver novidades te informo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Caríssimos: Gostaria de saber se o auotr do livro
    "Tiradentes:Crônicas da vida colonial brasileira" é o Professor Rubens Fiúza.Meu nome é Aluizio, sou de S.Gonçalo,RJ, e meu professor de História e Português chamava-se Rubens Fiúza e eu estudei com ele no Ginásio Santa Catarina de S. Gonçalo.Estou interessado em adquirir a obra supramencionada e ter notícias do Professor e de seu filho de quem fui colega e amigo.Envio saudações respeitosas se receberem minha mensagem. Meu email: oiziulam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Aluízio,
    seja bem vindo ao blog.
    Vou entrar em contato com a pessoa que me presenteou o livro para obter mais informações sobre o autor. Assim que tiver novidades farei contato por e-mail.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Prazer em conhece-los, pessoal!
    Eu também estou interessado na resposta para o Sr Aluizio Malheiros, aqui de São Gonçalo.
    Abraços!

    Farias

    ResponderExcluir
  10. Olá Farias,
    seja bem vindo ao blog.
    No decorrer da semana farei contato com parentes do professor Fiúza e poderei esclarecê-los sobre o mesmo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Licínio, boa tarde! Gostaria de saber onde posso adquirir este livro. Herdei uma propriedade, de meu pai, na região de Santiago, e gostaria de saber mais sobre o assunto. Certo de sua atenção, aguardo retorno. Sou de Abaeté/MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo. Seja bem-vindo ao blog.
      Vo cê pode encontrar o livro no site "Estante Virtual". Hã três exemplares a venda, o preço varia entre R$20,00 e R$41,60.
      Abraço.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.