Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2011

Agência do Banco Hipotecário em Pitangui

Recebemos esta foto de nosso mais novo amigo, o escritor Márcio Rodrigues Teixeira. Trata-se de um registro fotográfico feito na década de 1950 da agência do Banco Hipotecário de Minas Gerais em Pitangui. Hoje, no piso inferior deste prédio funciona a agência do INSS da cidade e a parte superior abriga a Câmara Municipal.
Quem trabalhou na agência do Banco Hipotecário de Pitangui? Será que o Verinho nos dá noticias a este respeito? Quem pode nos ajudar em mais um resgate da memória pitanguiense? Estamos aguardando a sua colaboração através dos comentários desta postagem ou pelo nosso e-mail (conferir no menu do blog, na lateral direita da página).




Banco Hipotecário: um pequeno histórico.

No início do período republicano a situação econômica do Brasil não era das melhores, mesmo com o aumento das exportações de café e borracha. Em 1890, Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda, insatisfeito com a organização bancária do país, deu início a uma reforma que permitiria a criação de bancos privados.
Empresas de capital francês aproveitaram a oportunidade para fundarem bancos no Brasil: Banco Hipotecário e Agrícola de São Paulo (1909), Banco Hipotecário e Agrícola do Espírito Santo (1911) e o Banco Hipotecário de Minas Gerais (1811). Segundo COSTA NETO (2004), além do crédito para a agricultura, estes bancos passaram a financiar e praticar modalidades de financiamentos de serviços públicos, como água, luz, esgoto e empreendimentos industriais.
Mais tarde estas instituições passaram para o controle dos estados dando origem respectivamente: BANESPA, de São Paulo; Banco do Espírito Santo e o Credireal de Minas Gerais, criado em 1919. Em 1944, era criado o Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais/BEMGE.


FONTE: 

2 comentários:

  1. Interessante, eis mais uma parte da história de Pitangui.

    Aproveitamos a oportunidade para registrar os nossos pesares pelo falecimento do pai do amigo Vandeir Santos. O óbito ocorreu ontem e o enterro foi hoje às 16 hs em Contagem-MG. Ao Vandeir (que sempre apoia as inicitivas do blog) e aos seus familiares desejamos que Deus lhe dê o conforto necessário.

    ResponderExcluir
  2. Oi Léo,
    estamos todos tristes com a morte do pai de nosso amigo Vandeir. Desejamos força nesta hora ao Vandeir e família.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.