Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Estrada Real de Pitangui": em breve teremos novidades

Fonte da imagem:folder oficial prefeitura de Pitangui


Há muito se fala sobre a "Estrada Real de Pitangui". Dênio Caldas conversou com o Sr. José Raimundo Machado, presidente da SAP "Sociedade dos Amigos de Pitangui", com sede em Belo Horizonte, no último domingo e ele relatou que conseguiu a aprovação de um projeto ligado à "Estrada Real de Pitangui" a partir das leis de incentivo à cultura. Vamos aguardar mais detalhes sobre este projeto para que possamos divulgar mais informações por aqui. São esforços como este que demonstram como Pitangui pode potencializar sua vocação turística. Mas uma andorinha sozinha não faz verão, é preciso a união de esforços, é preciso acreditar em iniciativas como esta e apoiá-la. Desde já colocamos as páginas do "Daqui de Pitangui" abertas para a divulgação do projeto.

4 comentários:

  1. Do que já li sobre a história de Pitangui, as únicas referências que encontrei sobre "Estrada Real" diz respeito a trechos próximos a Brumado e Onça. Nunca li nada sobre uma estrada real que chegasse a Goiás ou que saísse pela Penha, o que se vê é abertura de picadas, caminho para Goiás, etc. Mas não acho isso impossível. Sou da opinião de que qualquer trabalho que se faça sobre a "Estrada Real de Pitangui" seja embasado em documentos oficiais. Vandeir

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Vandeir, obrigado pela presença constante aqui no Blog. Admiro o seu ímpeto de buscar a origem das questões e o embasamento teórico para elas (também sou assim).

    Mas, no meu entendimento, Estradas (caminhos, picadas, trilhas) Reais eram os muitos trechos por onde circularam pessoas, riquezas minerais e mercadorias, no Ciclo do Ouro.
    Existe sim referências bibliográficas que abordam o tema em questão, veja o post: http://daquidepitangui.blogspot.com/2010/05/outros-fatos-na-vila-de-pitangui.html

    E, pelo que pesquisei... o projeto "Estrada Real de Pitangui/Picada de Goiás, é grandioso e embasado. Penso que o mais relevante deste projeto não seja a sua fundamentação teórica, mas, sim, o Marketing Turístico, que pode trazer benefícios reais para a nossa Pitangui e região.Em breve mais informações.

    Um abraço, suas intervenções são sempre bem vindas!!!

    ResponderExcluir
  3. O vandeir nos mandou um email hoje falando sobre os caminhos do ouro em nossa região. Vamos reproduzir aqui para alimentar a discusão.

    >>> Veja que na outra matéria sempre se fala nas "Picadas" e ainda as caracteriza como sendo "ramificações da Estrada Real". Se não me engano as Estradas Reais possuiam postos de coleta de impostos. Não me lembro onde mas já li algo a respeito da existência de um posto de coleta em Onça, o que faz sentido porque aquela localidade também produziu muito ouro e um posto antes dela deixaria esta produção sem a cobrança dos impostos. Pelas informações que temos até o momento, acredito que o certo é falar em Estrada Real Sabará-Pitangui e na "Picada" Pitangui-Goiás. Silvio Gabriel Diniz em Capítulos da História de Pitangui descreve trecho a trecho a Estrada Real que ligava Pitangui a Sabará.
    Mas vamos pesquisando, de repente a gente consegue informações que aumentem a NOSSA ESTRADA!<<<

    ResponderExcluir
  4. ''Estrada Real era o nome alusivo a qualquer via terrestre que, à época do Brasil Colônia, era percorrida no processo de povoamento e exploração econômica de seus recursos, em articulação com o mercado internacional''http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_Real. É isso aí vandeir, vamos aumentando a nossa estrada e os olhares sobre Pitangui.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.