Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Igrejas de Pitangui e Dores do Indaiá


Observem a grande semelhança de estilo das igrejas Matriz de N. S. do Pilar de Pitangui e de N. S. das Dores (de cor rosa), na cidade vizinha de Dores do Indaiá. Até o momento não obtivemos a informação sobre o(s) engenheiro(s) ou arquiteto(s) responsável(is) pelas obras. Será que trata-se do mesmo profissional ou mesma equipe? Ou será uma coincidência do estilo neo-clássico? A verdade é que são belíssimos templos praticamente idênticos.




As fotos são de autoria do Charles Ishimoto (fotógrafo de Itaúna), o mais novo parceiro do blog. Valeu Charles!!! E quem souber de maiores informações sobre a semelhança das duas igrejas e quiser compartilhá-las, faça um contato conosco: daquidepitangui@gmail.com

12 comentários:

  1. Lindas fotos Denio. É difícil pensar em coincidência, deve ser o mesmo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Detalhe, este projeto foi baseado na igreja de São José, considerada um referencial arquitetônico na época.
    Vandeir

    ResponderExcluir
  3. Idênticas. A nossa é mais bonita e imponente, claro. Parabéns ao Charles pela colaboração.

    ResponderExcluir
  4. São igrejas muito bonitas, mas nada que se compara a beleza,imponencia, arquitetura, tamanho e altura da catedral de LUZ- MG

    ResponderExcluir
  5. Que bom caro(a) anônimo!!! É importante valorizar as coisas que nos cercam e que amamos. Obrigado por vir nos visitar aqui no blog e por querer conhecer as belas coisas de Pitangui!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Dores do Indaiá era jurisdicionado por Pitangui desde a sua fundaçao ate por volta do ano 1885.
    Acredito que a matriz de Dores baseada na Igreja de Sao Jose em Bh é uma replica da Igreja de Pitangui.

    ResponderExcluir
  7. Fantástico, pela região Centro Oeste temos algumas Igrejas muito parecidas com as de Pitangui.

    ResponderExcluir
  8. Ola amigos!Desculpem, esqueci de mencionar, a fotografia da Igreja de Dores do Indaiá é do Jairo Nunes,fica no site do Panoramio. Abraços a todos e obrigado pelas informações!! Charles (Itaúna)

    ResponderExcluir
  9. Ola amigos!! Conversei com o Winícios da Paróquia da cidade de Dores do Indaiá(MG) ,pedindo informações. A igreja foi construída em 1921 ,com duração de 7 anos de construção,pelo engenheiro Francisco Palmério .Segundo informações do Museu de Itaúna(MG),antes as próprias igrejas emprestavam as plantas para outras paróquias para a construção,com o objetivo de economia.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.