Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma boa reflexão


Estação Cultural.

Foto: Leonardo Morato.


No fim da noite do domingo, já depois do "Fantástico", recebemos um e-mail interessante que merece ser publicado. No final do texto, possivelmente alguns dos leitores devem se perguntar: Por que esses meninos não vão cuidar das suas vidas? Porque ficam arumando confusão e levantando polêmica? A resposta é simples: Nós pensamos coletivamente e queremos o bem da cidade! As nossas vidas, nossas famílias, nossa história, nosso passado e nosso futuro estão aqui. Então minha gente, é preciso pensar sobre a realidade que nos cerca. Algumas boas práticas de gestão estão acontecendo atualmente na cidade, mas ainda é pouco, falta um engajamento maior por parte de alguns dos nossos representantes! Temos acompanhando vários registros aqui no blog (às vezes sob falsos pseudônimos), cobrando novos rumos e políticas mais eficazes para a nossa cidade. Eleição é só no ano que vem, mas é bom começarmos a refletir de verdade sobre o poder e a responsabilidade do voto de cada um de nós! Boa leitura.

*********


PITANGUI ENTRE A POLÍTICA(GEM) E A RAZÃO


DESDE O CONTURBADO PERÍODO DE RIVALIDADE POLÍTICA ENTRE OS GONÇALVISTAS E VASQUISTAS, NA VIRADA DO SÉCULO XIX PRO XX, A CIDADE DE PITANGUI SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DAS ARTIMANHAS POLÍTICAS QUE INDUZEM OS REPRESENTANTES DO POVO A EXERCEREM SUAS FUNÇÕES VISANDO NÃO O BEM COMUM, MAS APENAS AS SUAS CONVENIÊNCIAS PARTIDÁRIAS.


A LINHA DE TREM NÃO PASSOU POR PITANGUI (A CIDADE ERA ATENDIDA POR UM RAMAL SECUNDÁRIO A PARTIR DA ESTAÇÃO DE ÁGUA SUJA SITUADA NOS FUNDOS DO ATUAL BAIRRO DO CHAPADÃO) APENAS PORQUE HAVIA DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS ENTRE OS POLÍTICOS LOCAIS E OS REPRESENTANTES DO GOVERNO. EM MOMENTO ALGUM SE PENSOU NOS BENEFÍCIOS QUE A PASSAGEM DIRETA PELA CIDADE PODERIA TRAZER AO MUNICÍPIO.


AINDA COM RELAÇÃO À QUESTÃO FERROVIÁRIA, EM 1989 UM EMPRESÁRIO CONSEGUIU JUNTO REDE FERROVIÁRIA A PRESERVAÇÃO DO TRECHO ENTRE A ESTAÇÃO ÁGUA SUJA E O BRUMADO E TAMBÉM UMA LOCOMOTIVA A VAPOR PARA CIRCULAR NO TRECHO, NO ENTANTO, AO DEPENDER DO PREFEITO DA ÉPOCA, O EMPRESÁRIO SE VIU ABANDONADO SEM NENHUMA SATISFAÇÃO. O PROJETO PREVIA O PATROCÍNIO DE EMPRESAS DE GRANDE PORTE NÃO FICANDO NENHUM ÔNUS PARA O MUNICÍPIO, MESMO ASSIM O PREFEITO NÃO VIU NAQUELA OPORTUNIDADE NENHUM PROVEITO PARA SUAS CONVENIÊNCIAS POLÍTICAS.


DURANTE A GESTÃO DO PITANGUIENSE GUSTAVO CAPANEMA COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO EM 1937 É FUNDADO O SPHAN – SERVIÇO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, MAS O “ILUSTRE” FILHO DA TERRA NÃO MOVE UMA PALHA SEQUER PARA PRESERVAR O PATRIMÔNIO DE PITANGUI, MUITO CERTAMENTE CAPANEMA NÃO QUERIA CAUSAR NENHUM DESCONTENTAMENTO EM SUA BASE ELEITORAL, JÁ QUE O PROCESSO DE TOMBAMENTO, QUASE SEMPRE, GERA DESAGRADOS. COM ESTA ATITUDE DE PURA E PODRE POLITICAGEM, CAPANEMA ASSINA O ATESTADO DE ÓBITO DE 90% DO PATRIMÔNIO DA CIDADE E COMPARADA COM AS DEMAIS CIDADES HISTÓRICAS, TURISTICAMENTE PITANGUI HOJE É UM FRACASSO!


ENQUANTO A CIDADE FOR GOVERNADA, EM TODOS OS AMBITOS, DE ACORDO COM AS PICUINHAS E CONVENIÊNCIAS POLÍTICAS, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O QUE REALMENTE AGREGA VALOR PARA A CIDADE E SEUS HABITANTES, CONTINUAREMOS ASSIM, SEM PASSADO E SEM PERSPECTIVA DE FUTURO. O QUE PITANGUI PRECISA É DE POLÍTICOS QUE SE DISPONHAM A GOVERNAR BUSCANDO SEMPRE O EQUILÍBRIO ENTRE O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO, SEM PICUINHAS PARTIDÁRIAS, BUSCANDO SEMPRE O PROGRESSO SOCIAL, O DESENVOLVIMENTO URBANO, O RESGATE DOS VALORES HISTÓRICOS E CULTURAIS. O IMPORTANTE É SEMPRE PENSAR NOS BENEFÍCIOS QUE A CIDADE TERÁ MEDIANTE AS DECISÕES QUE SE TOMA ENQUANTO OCUPANTE DE UM CARGO POLÍTICO.


"EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM" (CHICO XAVIER).


PITANGUI TEM SOLUÇÃO!


VANDEIR SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.