Seguidores

domingo, 22 de maio de 2011

Participando da História de Pitangui



Em outras oportunidades, já postamos algumas fotos e informações aqui no blog, sobre o evento Caminhando com a História de Pitangui, que aconteceu em duas edições (2003 e 2004). Hoje, divulgamos os folders-convites destes acontecimentos que reviveram importantes fatos históricos de nossa cidade, por meio de encenações teatrais.



O Caminhando com a História foi uma iniciativa realizada pela parceria entre várias entidades. E chegou a ser realizado posteriormente, com adaptações, sob o nome Caminhando e Contando a História de Pitangui.

Comecei a me interessar e acompanhar a questão patrimonial em Pitangui, no início dos anos 2000 e, felizmente podemos perceber que de lá pra cá as atividades culturais e de resgate histórico, vêm pouco a pouco se intensificando. Seja pela iniciativa de órgãos gestores do Município, da sociedade civil (projeto Juntando Gente da CrediPit, por exemplo) e principalmente, por iniciativas populares, como o retorno da Barraquinha da Penha e a tradição do Mastro, entre outros. Assim como o patrimônio arquitetônico é um testemunho dos nossos processos históricos, as práticas culturais perpetuam os valores e as tradições do povo.


Outro movimento que marcou a história recente da cidade, reunindo e divulgando os talentos pitanguienses, foi o Pitaculta, nos anos de 1985 e 86, ao qual reverenciamos. Lançando outros olhares sobre a Sétima Vila do Ouro das Gerais, o Blog Daqui de Pitangui se orgulha por fazer parte da construção da história, atuando no presente. Entendemos que os fatos de hoje, serão a história de amanhã.


Folder. Prefeitura 2001/2004.


Sobre este contexto da valorização da cidade, nos falou o William Santiago (fundador do Pitaculta) em 28/3/2011:

"Vocês estão recuperando a auto-estima do pitanguiense. Me lembro de comentar com outros pitanguienses ausentes a quase vergonha que alguém tinha em dizer que era de ... ... de ... Pitangui. A pessoa hesitava, hesitava, olhava pros lados, no fim, a palavra saía murchinha, quase com culpa. Faltava orgulho. Agora não. Estamos por todo lado. Claro que é consequência de todo um processo, mas o blogue dá um empurrão legal. E com categoria.
Vamos seguir em frente".


Caro William, tomara que mais Pitacultas, mais blogues e mais atitudes positivas sejam empreendidas na cidade. O objetivo desta postagem é valorizar as boas ações; incentivar a participação popular nas questões políticas e sócio-culturais; e manifestar o nosso desejo de que haja a prática constante do diálogo e a convergência entre as pessoas, para que a cidade possa seguir em frente, rumo aos 300 anos...

3 comentários:

  1. Esse evento foi uma forma de conhecer mais sobre a história e encantos de nossa terra, e apreciar sua arquitetura e conhecer a cidade sobre uma diferente ótica. Tive oportunidade de participar, e confesso que gostei muito... valeu!

    ResponderExcluir
  2. Pois é pessoal, essas iniciativas devem ser valorizadas e repetidas!!! As características culturais, arquitetônicas e as tradições do povo, são o diferencial da nossa Pitangui.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.