Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Boa Ventura!!! - Dica de leitura


Boa Ventura - A Corrida do Ouro no Brasil (1697 - 1810). A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo. Este é o título do livro que indicamos na postagem de hoje. A obra é fruto de um amplo trabalho de pesquisa do premiado autor belorizontino, o Jornalista Lucas Figueiredo. Quem gosta de história e ou deseja saber mais sobre o descobrimento, a formação do Brasil e o impacto que o ouro brasileiro, produziu no mundo, não pode deixar de ler Boa Ventura!




A contabilidade do ouro 1765 a 67 - parte integrante do livro.

Com outro olhar sobre a história, no livro, o autor aborda os motivos pelos quais Portugal lançara expedições ao além-mar; fatos peculiares da descoberta do Brasil; as várias dificuldades encontradas durante as entradas ao sertão, no interior da colônia em busca do Sabarabuçu; a descoberta das riquezas minerais; as relações socias da época; e a produção das artes. O livro também certifica a participação de Pitangui no ciclo do ouro. Vale a pena conferir! Boa leitura, ou melhor, boa ventura!!!





O mapa das minas - parte integrante do livro.



Cada narrativa é repleta de aventura e, quanto mais se avança na leitura, maior é a curiosidade para o próximo capítulo. Sem dúvida, é um dos melhores livros sobre o Ciclo do Ouro no Brasil.



"D. João V não podia ser um rei mais feliz. Goiás, Mato Grosso, Bahia e, acima de tudo Minas Gerais (com duas novas áreas de Mineração, Pitangui e Paracatu) produziam freneticamente. Em 1745, a produção anual de ouro no Brasil já beirava 15 toneladas" (p. 216).



FIGUEIREDO, Lucas. Boa Ventura - A Corrida do Ouro no Brasil (1697 - 1810). A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo. Editora Record. 2ª ed. Rio de Janeiro e São Paulo 2011.


Atendimento e venda direta ao leitor: mdireto@record.com.br

6 comentários:

  1. Pitangui teve uma grande importância na corrida do ouro e na formação de Minas. Um grande abraço para todos na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Léo,
    adquiri o livro e estou iniciando a leitura. Parabenizo o autor pelo belo trabalho, que à luz da história nos revela detalhes da ocupação da região das minas.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Lucas, gratos por sua visita ao blog!!! Volte sempre e parabéns pela obra!

    ResponderExcluir
  4. Fala prof. Também estou lendo o Boa Ventura. Além dos detalhes históricos, a narrativa dos fatos nos prende na leitura! Depois conversamos sobre a obra.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Escutei uma entrevista do Lucas no programa do Tutti Maravilha, na Rádio Inconfidência, e me pareceu um livro muito interessante. Muito nos orgulha o Lucas ter passado por aqui. Volte sempre !!!

    ResponderExcluir
  6. Lembro que você comentou comigo sobre a entrevista, Dênio. É uma ótima obra! Terminando a leitura te passo o livro. Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.