Seguidores

domingo, 3 de julho de 2011

Mural de Heleno Nunes está sendo restaurado em Pitangui

Foto: Ricardo Welbert

Foto: Ricardo Welbert


Quem transita pelo centro de Pitangui já deve ter observado o mural pintado na parede externa da antiga cooperativa. Trata-se de uma obra do renomado artista plástico mineiro Heleno Nunes, filho de Lagoa da Prata. A restauração teve início pouco antes do aniversário da cidade, mas no momento parece que houve uma interrupção dos trabalhos.


Foto: Licínio Filho

O Trabalho, pouco valorizado pelos moradores de Pitangui merece a atenção de todos, além de embelezar a paisagem urbana, se torna também um patrimônio cultural da cidade.

Click na foto abaixo e conheça um pouco da história do artista plástico Heleno Nunes.


Foto: Licínio Filho
 No mural, o artista evoca as raízes coloniais de Pitangui.


Foto: Licínio Filho

O Mural denominado "PITANGUI ONTEM E HOJE" foi pintado em homenagem ao chargista Borjalo, natural do Velho da Taipa e também a todos os pitanguienses, como podemos ler na placa sobre a obra. Este mural foi entregue à população no dia 09 de julho de 1996, durante a gestão do então prefeito Eduardo Lopes Cançado e, agora é restaurado, na gestão do prefeito Evandro Rocha Mendes.
Nós do blog "Daqui de Pitangui" parabenizamos os dois prefeitos pelas iniciativas, o primeiro, por presentear a cidade com tão belo Mural e o segundo por restaurá-lo, mantendo-o vivo aos olhos da população.

Foto: Licínio Filho
Conhecer a origem deste Mural é muito importante, pois,
assim teremos consciência do que ele representa e o preservaremos.

Foto: Licínio Filho

Gostaríamos de agradecer o Giovanni Pereira e o Ricardo Welbert, da acessoria de emprensa da prefeitura de Pitangui, por nos ceder algumas fotos do artista plástico Heleno Nunes trabalhando na restauração do Mural.
Esta postagem tem como coautor Dênio Caldas.

2 comentários:

  1. 0brigada Dênio, pela postagem... eu e o Antonio(dia 11/6/2011), havíamos sugerido que fosse publicado no blog, a restauração desse mural, que é maravilhoso e encantador. Parabenizo o artista plástico Heleno Nunes, por retratar nessa obra: história, movimento e beleza, da nossa querida cidade.

    ResponderExcluir
  2. Extraordinário o trabalho do artista Heleno Nunes! Fico feliz com a iniciativa da Prefeitura restaurando essa obra admirável... Nossa cidade merece!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.