Seguidores

sábado, 2 de julho de 2011

Versos & Imagens

1º plano: Bairro JK. 2º plano: a serra da Cruz do Monte.


Um dia desses, o amigo e jornalista Ricardo Welbert nos enviou umas fotos de sua autoria, feitas do alto do bairro JK, no dia 16/6/11. As imagens, foram intituladas por ele mesmo como: um outro olhar sobre a cidade. Recentemente, ele nos mandou o poema abaixo, acompanhado dos seguintes dizeres:


"No dia do desfile cívico [9/6/11], nós, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui, recebemos um papelzinho de uma senhora muito simpática, dona Conceição Lucas, moradora do povoado de Aldeia do Pará. Ela é poeta, gosta de criar versos sobre Pitangui. Nos pediu que seu texto fosse lido no palco para todos. Pensando em dar mais visibilidade ao trabalho dela, envio o poema para vocês para, caso queiram, publicarem no blog".



Então, na postagem de hoje, resolvemos misturar os "ingredientes" fazendo um sincretismo cultural, com as fotos do Welbert e os versos da D. Conceição, que nos dá um bom exemplo de amor à terra. Obrigado ao Ricardo e parabéns à D. Conceição!

O campo da AABB e a cidade.



A NOSSA PITANGUI

Cidade serrana de muitas ladeiras
E nascentes de água boa
Como as fontes da lavagem da Gameleira

Cidade do ouro, de novos horizontes
Como está crescendo!
Tem lugares pitorescos
Como a serra da Cruz do Monte

Senhora Pitangui
Com 296 anos
Se fosse pessoa
Estaria na terceira idade
Mas como é cidade
Está no auge da mocidade

(Conceição Lucas - Aldeia do Pará)

Outro olhar sobre a cidade.
Fotos: Ricardo Welbert



Se você tem fotos, vídeos, textos, jornais antigos e ou algum material interessante sobre Pitangui, que queira compartilhar, envie para o nosso e-mal: daquidepitangui@gmail.com

7 comentários:

  1. Oh! Bacana! Gostei! Tentarei, sempre que possível, clicar a cidade de um ângulo diferente e enviar para o blog. O poema de dona Conceição retrata muito bem nossa cidade, hein?

    ResponderExcluir
  2. E aí prof. Pois é, achei propício para uma manhã de sábado! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Belas fotos... Ricardo Welbert mostrou bem um dos bairros, que está sempre crescendo e modernizando. Parabéns D.Conceição, por falar de uma cidade cheia de aspectos maravilhosos, tão acolhedora e profundamente amada, como Pitangui, que ficou bem retratada no poema. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Oi Girlene, obrigado mais uma vez, pela presença!
    Não tenho acompanhado de perto a realidade do Filtro (bairros JK, Jatobá, Pe. Libério, etc). Mas gosto muito daquele alto, onde eu frequentava quando pequeno (lugar onde meu Pai nasceu e cresceu). E a vista de lá é muito bonita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Então, Leo. Eu cresci no alto do Padre Libério. Morava em frente àquele reservatório da Copasa. Mudei-me para o Gameleira há cerca de 3 anos, mas ainda assim faço questão de passear pelo "Filtro" sempre que posso. Bom saber que minhas fotos proporcionaram uma visão atualizada de lá. kkk. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.