Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Foto de Nicodemos recebe homenagem


Relâmpagos de Pitangui.

O fotógrafo pitanguiense Nicodemos Rosa recebeu uma homenagem pelo click intitulado de Relâmpagos de Pitangui-MG. A imagem acima foi contemplada na categoria de Prêmio Especial de Fotografia. O concurso foi promovido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sob o título “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeos de Raios no Brasil”.

Ao amigo "Niko" as nossas sinceras congratulações por esta justa e merecida premiação e por ter representado tão bem a nossa cidade!

Confira abaixo o Release veiculado pelo ELAT:

ELAT / INPE divulga resultado do concurso “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeos de Raios no Brasil”
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulga os vencedores do concurso “Momento Único – A Melhor Foto e Vídeos de Raios no Brasil” em solenidade de abertura da XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), com a presença de diversas autoridades de ciência e tecnologia e do setor elétrico.
O concurso teve a participação de 11 estados do país, que enviaram no total 1.770 fotos e 81 vídeos em alta resolução. A cerimônia fez uma homenagem e a entrega da premiação para Jacomo Piccolini (Melhor Foto), Christian Spencer (Melhor Vídeo) e também Alex Amorim (Prêmio Especial Fotografia). Este concurso, realizado pelo ELAT/ INPE, foi o primeiro do gênero no Brasil e teve como principal objetivo despertar nas pessoas a curiosidade sobre os raios e estimular a busca de informações sobre o fenômeno. Tal curiosidade é a base para qualquer ação voltada a minimizar as mortes por raios no país.
Na categoria Melhor Foto, o primeiro colocado (Jacomo Piccolini) registrou uma imagem em Campinas - SP.
A grande dificuldade de realizar uma foto como essa foi conseguir capturar um raio com alto grau de nitidez em um dia com grande luminosidade, e este foi um dos principais motivos que esta foi a foto vencedora do concurso.
Iara Cardoso, coordenadora de comunicação do ELAT / INPE
“A grande dificuldade de realizar uma foto como essa foi conseguir capturar um raio com alto grau de nitidez em um dia com grande luminosidade, e este foi um dos principais motivos que esta foi a foto vencedora do concurso”, comentou Iara Cardoso, coordenadora de comunicação do ELAT / INPE.
O segundo colocado, Romulo Venâncio, fotografou um raio em São Vicente – SP. Na terceira posição ficou a foto de Claudine Dereczynski, registrada no Rio de Janeiro. E no quarto lugar tivemos um registro feito por Claudio Heckler na Praia da Gamboa, Santa Catarina.
Na categoria Melhor Vídeo, o primeiro colocado (Christian Spencer) gravou uma coletânea de raios em Itatiaia – RJ. O segundo colocado, Julio Cesar Dias, registrou imagens no Rio de Janeiro. Em terceiro lugar ficou um vídeo registrado por Jacomo Piccolini, com filtro infravermelho e uma câmera de alta velocidade, também em Campinas – SP.
Também foram homenageados mais quatro fotógrafos através da categoria Prêmio Especial de Fotografia pelas interessantes fotos registradas de uma tempestade vista de um avião em Guarulhos – SP (por Alex Amorim), de um raio e um arco-íris compondo a mesma imagem realizada em Pitangui - MG (por Nicodemos Rosa), com filtro infravermelho em Campinas – SP (por Jacomo Piccolini) e de uma paisagem inusitada em Jaguariúna – SP (por Carlos Penna).
O banco de imagens do concurso também irá compor cenas do primeiro filme-documentário sobre os raios no Brasil. Intitulado “Fragmentos de Paixão – Que Raio de História”, o filme está sendo realizado pelo ELAT / INPE e será lançado em março de 2012. As gravações começam em setembro deste ano e irão contemplar os raios no contexto da história, cultura e ciência nacional.
Assessoria de Imprensa - ELAT / INPE. 10/8/2011.

8 comentários:

  1. Belíssima foto Nicodemos... parabens pela homenagem... e continui com esta sua arte de (clicar ) momento unicos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nico,você merece esta justa homenagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mais que justa a homenagem !!! Parabens Nicodemos!!É o talento de Pitangui pelo Brasil e Mundo afora

    ResponderExcluir
  4. Que registro belíssimo Nicodemos. Parabéns pela homenagem, você e a natureza deram um show à parte. Continue com esta disposição e arte. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. O Niko(n) é foda !!
    A máquina é a extensão da sua mão e nada mais justo do que a homenagem feita.
    Parabéns Niko !!!

    ResponderExcluir
  6. Se o grande mérito da foto que ganhou o primeiro lugar foi o fato de ter sido obtida durante o dia a do Nicodemos superou, além de também estar de dia ainda tem o arco-iris completando a composição. Esse pessoal ta mais sem critério que o pessoal que elege os ganhadores do baile dos barangos de Pitangui.Vandeir

    ResponderExcluir
  7. Olá Pessoal!
    Valeu! Obrigado pelas palavras de incentivo. É muito bom fazer com que Pitangui seja conhecida por coisas belas, como sua Natureza. E melhor ainda, é ter amigos como vocês. Obrigado.

    att. NICODEMOS

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Cada fotografia que Nicodemos nos revela é uma poesia!!A você nosso querido amigo um muito obrigado!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.