Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011

Hoje é dia de feira


Olha o tomate!

Há aproximados quinze aos, aos sábados, acontece a tradicional feirinha na praça. Inicialmente, quando foi inaugurada na Admistração do prefeito Dr. Joaquim, a feira acontecia na praça Amador Lobato, na entrada da cidade, conhecida também como Praça da Feirinha (atual local de realização de eventos maiores como o carnaval).


A interação e a descontração da feira.

A finalidade principal da feira é a comercialização dos produtos produzidos na zona rural de Pitangui. Atualmente ela acontece na praça 9 de junho (naquele retorno próximo à rodoviária) , das 7h às 13 h aproximadamente e além dos produtos agrícolas, os frequentadores da feirinha podem apreciar uma cervejinha gelada acompanhada dos churrasquinhos.


Cerveja e churrasquinho, sob o comando do "Tonho" e do "Bita".

Opiniões divergem e se complementam com relação ao melhor espaço para o funcionamento da feirinha. Uns aprovam o local atual, outros alegam que atrapalha o trânsito, outros preferem o espaço amplo da praça Amador Lobato. Tem até sugestão para que a feira seja realizada próximo à Estação Cultural (Rodoviária Velha), reaproveitando o espaço entre os dois retornos. O fato é que a feira tem a sua utilidade, merece melhorias e certamente é assunto de pauta nas reuniões das autoridades locais.


D. Eliana (há 10 anos na feira) com o filho Carlos, na barraca de verduras e legumes.

Tivemos a informação (não oficial) de que por iniciativa da Prefeitura, a feira deverá ser admistrada pela recém criada Cooperativa dos Produtores Rurais de Pitangui, fucionará no antigo estacionamento de Táxi ao lado da rodoviária e contará também com barracas de artesanato.


Panorâmica da feirinha.

Que venha então a nova feira, com mais variedade de produtos; acessibilidade; comodidade; infra-estrturura; e segurança. A feira da praça já faz parte do cotidiano da cidade, exerce a sua função social (saída para os produtos rurais e ponto de lazer e entretenimento do pitanguiense) e já virou tradição em Pitangui!

Fotos e texto: Leonardo Morato.

4 comentários:

  1. Com certeza a feirinha uma otima oportunidade aos feirantes e tambem a populacao, mas os mesmos que usam o espaço e o encontram limpo deveriam deixa lo como o encontraram, pois frequento o centro da cidade todos os dias e aos sabados ao fim da feira o que se vê é lixo deixado pelos usuarios e feirantes!Uma pena mesmo, pois os que visitam nossa cidade encontram como recepcao essa cena lamentavel!!!!

    ResponderExcluir
  2. A feira precisava de um local mais amplo, pois possibilita a subsistência de várias famílias da localidade, com a geração de empregos e renda de produtores, feirantes, e vendedores ambulantes. Ela ainda faz com que as pessoas mantenham hábitos e costumes regionais; como o de freqüentar a feira constantemente, acordar cedo para escolher melhor os alimentos, fazer compras de forma fracionada e a possibilidade de fazer reposição de alimentos. Dessa forma o consumidor tem maior qualidade de vida e saúde com esse hábito cultural, ao levar para casa produtos frescos e ainda ter a opção de comprar por um custo mais baixo.

    ResponderExcluir
  3. Caro(a) anônimo(a) também concordo que cuidar dos espaços públicos e manter a cidade limpa é dever de todos e não só do poder público! Se cada um fizer a sua parte, a "imagem" da cidade só tem a ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Girlene, a feira tem a sua importância para a cidade e merece uma atenção especial. Pelo jeito deve ocorrer mudanças.Um abaço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.