Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hoje é o dia do Historiador!

O relógio do templo.

Hoje, dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Historiador! A data foi estipulada pela Lei nº 12.130 de 17 de dezembro de 2009.
O historiador é um indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo. Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, bem como a pesquisa dos eventos passados, relacioados ao ser humano e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo. Embora o termo historiador possa ser usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmica na disciplina. Alguna historiadores, no entanto, são reconhecidos unicamente com mérito em seu treinamento e experiência no campo. Tornou-se uma ocupação profissional no final do século XIX. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Historiador. Pesquisado em 18/8/2011).



Professor Licínio.

As principais atividades ou campos de atuação do Historiador são: atuar no ensino e na pesquisa; organizar acervos públicos e privados; fornecer informe técnico de preservação; escrever trabalhos acadêmicos; atuar em áreas políticas e culturais; atuar em museus e casas de cultura.

Professor Dênio.

Então, neste 19 de agosto aproveito a data para homenager os parceiros Licínio Filho (professor pós graduado em História) e Dênio Caldas (graduando em História no Uni-BH) pela profissão e, principalmente pelo tempo e disposição dedicados à pesquisa e ao garimpo histórico sobre Pitangui, compartilhados nas postagens aqui no Blog.


Licínio e Dênio.

Sucesso meus amigos e bons achados pelas veredas da História!!! Temos que marcar uma"reunião de trabalho" para comemorar a data!

3 comentários:

  1. Oi Léo,
    o campo da História é muito vasto e apaixonante.Trazer à luz da História o acontecido com múltiplas possibilidades de inerpretá-lo torna ainda mais fascinante o trabalho do historiador.
    Esperamos que a profissão seja regulamentada.
    Obrigado pela homenagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à todos Historiadores pelo seu dia, especialmente ao Licínio e Dênio, pelo resgate e registro da trajetória de Pitangui e região, cujas postagens são enriquecedoras. Fica aqui a minha homenagem a todos vocês, através da poesia de Carlos Drummond de Andrade(um dos meus escritores preferidos). Grande abraço...

    HISTORIADOR

    "Veio para ressuscitar o tempo
    e escalpelar os mortos,
    as condecorações, as liturgias, as espadas,
    o espectro das fazendas submergidas,
    o muro de pedra entre membros da família,
    o ardido queixume das solteironas,
    os negócios de trapaça, as ilusões jamais confirmadas
    nem desfeitas.

    Veio para contar
    o que não faz jus a ser glorificado
    e se deposita, grânulo,
    no poço vazio da memória.
    É importuno,
    sabe-se importuno e insiste,
    rancoroso, fiel".

    ResponderExcluir
  3. Valeu Léo e obrigado Girlene !!

    Apesar de ainda a profissão de historiador ainda não ter sido regulamentada e não existir no Brasil, sem o nosso trabalho o que seria da memória no nosso país e da memória mundial ?
    Como disse o historiador francês Peter Burke, - "A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer".
    Mas vamos arregaçar as mangas e continuarmos na labuta !!!

    Acho que no dia do historiador, ninguém melhor para representar a classe que o Professor Licínio. Sou fãzaço dele !!!!

    Viva !!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.