Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As queimadas em volta de Pitangui

Durante o mês de agosto e nas primeiras semanas de setembro o número de queimadas no município de Pitangui surpreendeu ficando nítido o aumento dos incêndios florestais, que além dos danos ambientais, também provocam prejuízos a muitas pessoas, tanto no perímetro urbano, como no meio rural.
E este problema vem se agravando a cada ano, as estradas se tornam mais perigosas, o ar fica insuportável e os problemas de saúde se agravam. 


A fumaça das queimadas sobre Pitangui

Não podemos jogar este problema só nas costas dos orgãos ambientais, a população também precisa colaborar, não promovendo as queimadas e denunciado quem as promove. Nos últimos dias o clima seco ficou ainda pior com o volume de fumaça sobre Pitangui. No dia 10 de setembro, sábado, pude fazer o registro fotográfico acima, onde podemos perceber como era intensa a fumaça sobre a cidade.
Será que ainda existem pessoas que não acreditam em aquecimento global ou que a humanidade está vivendo um momento crítico de sua existência? Vamos nos educar, caros pitanguienses, se todos fizerem sua parte teremos mais qualidade de vida.

10 comentários:

  1. Concordo com você, Licínio. Muitas pessoas estão ateando fogo em lotes dentro do perímetro urbano ou em pastos no entorno, perdendo o controle das chamas, causando enormes estragos à natureza e prejudicando nossa qualidade de vida. Conforme o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rui de Morais, Pitangui não possui brigada de incêndio (pessoas treinadas e capacitadas para debelar a conflagração). O órgão, vinculado à prefeitura, enviou ofício ao Corpo de Bombeiros de Nova Serrana solicitando que uma equipe da viesse à cidade para treinar interessados em formar uma unidade de combate. Porém, ainda não obteve retorno. É importante instruir as pessoas a ligarem para os Bombeiros, número 193(a ligação é gratuita), e chamá-los para combater o fogo alto, onde houver. Quanto mais pessoas fizerem isso, mais provavelmente eles virão. Por enquanto, é o que se pode fazer.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo...penso que a cidade deveria ter um destacamento do Corpo de Bombeiros. É preciso ter um número de habitantes específico para que isto ocorra?

    ResponderExcluir
  3. Postagem séria e precisa, Licínio!!!
    E tudo gira em torno da atitude de cada um de nós no dia-a-dia: cuidados para evitar queimadas, produção e destinação do lixo, consumo consciente,etc e tal. Natureza: se não cuidar ela vai acabar!

    Fonte para consultas sobre o tema: http://diadaarvore.org.br

    ResponderExcluir
  4. Licínio, parabéns pelo texto. É preciso conscientizar cada vez mais a população dos malefícios das queimadas, seja para o meio ambiente ou para a nossa saúde. Aliás, somos todos parte da Criação, não podemos ficar de braços cruzados. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Liguei para o 193 e conversei com o bombeiro William. Ele não soube dizer a quantidade mínima de habitantes o lugar precisa ter, mas ponderou que outros fatores também são levados em conta como, por exemplo, locais onde a possibilidade de ocorrerem incêndios for alta. Agora são 11h57. Fiquei sabendo há pouco que alguns bombeiros estão a caminho de Pitangui para tentar conter chamas na mata da pedreira.

    ResponderExcluir
  6. "AI PESSOAL QUEM TA BOTANDO FOGO NA SERRA É INDIVIDUO CHAMADO QUE TEM UM BAR NA RUA OLIMPIO NUNES 27 NO SAO FRANCISCO, O FATO FOI PRESENCIADO POR MIM E POR VIZINHOS PROXIMOS QUE TAMBEM VIRAM ELE COLOCAR FOGO NO MATO" QUANTA IGNORANCIA POR PARTE DE PESSOAS COMO ESTA QUE SEM A MENOR CONSCIENCIA ATEIAM FOGO E PREJUDICAM A POPULACAO!"

    ResponderExcluir
  7. Meu caro,
    sua denúncia é séria, por isso, penso que você e seus vizinhos devem procurar a polícia e os orgão ambientais do município e formalizar uma denúcia contra esta pessoa.
    Devido ao seu anonimato não podemos sustentar esta denúncia.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Licínio,
    Infelizmente, muitas vezes o próprio agricultutor, põe fogo para limpar o mato e sem poder controlar o vento que muda de direção acaba por fazer grandes estragos.
    Agora mesmo estou indo ao Ceará para tentar resolver um assunto desta natureza. Tocaram fogo em minhas terras, e eu que tinha pasto até o final do ano fiquei na mão, por iresponsabilidade dos outros.
    Já mandei meu caserei denunciar no IBAMA e na policia, pois sabemos quem foi, mas na polícia querem a minha presença.
    É hora de pensar melhor e respeitar mais a natureza.
    Meu abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  9. Dalinha,
    a falta de orientação é uma das causas do uso de fogo para limpar terrenos, está provado que esta prática empobrece o solo.
    Mas há também aqueles que provocam incêndios criminosos e provocando prejuízos de toda ordem.
    É preciso educar o povo, né Dalinha?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ah... desde domingo o fogo consome boa parte das matas no entorno de Pitangui.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.