Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

Mina do Nilo

Nosso amigo e colaborador, Vandeir Santos nos apresenta mais um registro de suas pesquisas sobre as minas de Pitangui. Desta vez, Cládio Faria o acompanhou nesta aventura.

-------------------------------------------------------

No mês de junho através de informações do Marcos Carvalho, o Pipico, fiquei sabendo da existência de uma mina antiga nos terrenos do Sr. Nilo em Onça do Pitangui. Após o devido contato telefônico para saber das possibilidades de entrada, agendamos para a tarde de sábado, dia 25, a nossa visita ao local.

Fui acompanhado do Cláudio Faria (Cláudio da Copasa), que compartilha o gosto por este tipo de aventura e que também nutre paixão pela fotografia, sendo dele algumas fotos que ilustram esta matéria. A mina fica em uma encosta nos fundos do curral do Sr. Nilo e sua boca se encontra parcialmente obstruída pela queda do barranco na qual ela se encontra. Esta queda além de ter dificultado a entrada, causou o assoreamento das galerias tornando a mina, que já não era alta, muito baixa e desconfortável de se explorar. Após uns 25 metros a galeria de entrada se subdivide em 4, sendo a da esquerda a maior com cerca de 100 metros de extensão, sendo que o final foi explorado apenas pelo Cláudio, tendo em vista que caminhar quase agachado me deixou incapacitado fisicamente de proceder a exploração completa do ambiente. Em alguns pontos é possível ver marcações deixadas por pesquisadores que segundo o Sr. Nilo foram universitários exercendo atividades práticas na área de mineralogia.

É uma mina atípica pelas dimensões de suas galerias, além de baixa a mina não se apresenta muito larga, sendo o bastante para a passagem de uma pessoa. Em dois lugares apenas consegui ficar em pé totalmente. Não é uma mina para se visitar espontaneamente, existem outras bem próximas que permitem uma visita mais confortável e mais segura, mas se a pessoa gostar de aventuras...

Vandeir Alves dos Santos

Nos seus 300 anos, as histórias e estradas de Pitangui também são Reais






Vandeir explorando uma das galerias - Foto: Cláudio Faria




Vandeir se espremendo na estreita galeria da mina - Foto: Cláudio Faria

Ponto de interseção das galerias - Cláudio Faria

Cláudio Faria explorando uma das galerias - Foto: Vandeir Vantos
Cláudio Faria entrando na mina - Foto:Vandeir Santos

2 comentários:

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.