Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Com fé e orgulho

Fotos: Léo Morato.

O texto abaixo foi adaptado do original, postado no blog do amigo Emílo Costa, no dia 27 de setembro passado. Nas páginas do excelente diretodesaojoaodelrei.blogspot.com o jornalista Emílo segue a linha de valorizar e promover a terra natal e de divulgar as boas iniciativas. O texto expressa na mineiridade, o sentimento que também vivenciamos, na 7ª Vila do Ouro das Gerais.


Com Fé e Orgulho

Os pitanguienses amam profundamente Pitangui. Não com um amor ostensivo, declaratório, espetaculoso, mas com um sentimento sincero, discreto e verdadeiro, mistura de respeito, zelo e admiração. Amor devocional.
É com fervor que muitos vivem para manter, promover e preservar - de todas as maneiras - as tradições culturais bicentenárias [quase tri], especialmente aquelas ligadas à religião. Isto porque o espírito pitanguiense, acima de tudo, é altruista, religioso e devotado. O amor dos pitanguienses por Pitangui é generoso. Tão mais generoso se torna quanto mais surgem e se popularizam as novas tecnologias, usadas para divulgar planetariamente, via internet, as manifestações culturais desta terra. Com isso, hoje é grande e cada vez mais crescente o volume de documentos, estudos, artigos, fotos e vídeos sobre a história, a cultura, a arte e o dia a dia de Pitangui disponíveis na web. Pitangui existe positivamente e vem se tornando presença destacada no universo virtual. Qualquer pessoa que se dispõe a fazer isto sem dúvida presta um importante serviço à cidade e à humanidade, mas também a seus antepassados, a si e a seus descendentes. Desfronteiriza, desterritorializa e eterniza a cultura e a memória de todos viveram ou vivem à sombra da Serra da Cruz do Monte ou às margens do Rio Pará que deu origem a esta terra. A todas estas pessoas, que a reconhece, Pitangui muito agradece!


Um vídeo de Giovane Alves com imagens raras e antigas de Pitangui.
Fonte: youtube.com

Veja o texto original (dedicado a São João Del Rey) em: http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2011/09/sao-joanense-ama-com-fe-e-orgulho-terra.html

4 comentários:

  1. Pitangui realmente tem conquistado espaço no universo virtual. Fazendo uma pesquisa no Google, encontramos muita coisa boa sobre nosso município - e são muitos os links que direcionam o internauta para o blog Daqui de Pitangui.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo vídeo e pela postagem. Sem contar que o balanço musical é nota 10. Muito bom!

    att. NICODEMOS

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Ricardo. E como blogueiros, temos que estimular as pessoas a produzirem bons registros que em um futuro próximo serão história! Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nico, também gostei do vídeo do Geovani. Um reggaezinho combinou bem com Pitangui.Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.