Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

Dica de leitura: Não foi por acaso - A história dos trabalhadores que construíram a Usiminas e morreram no Massacre de Ipatinga

Nossa dica de leitura de hoje é o livro "Não foi por acaso - A história dos trabalhadores que construíram a Usiminas  e morreram no Massacre de Ipatinga", de Marcelo Freitas. O autor nos descreve nesta obra,os acontecimentos, até então obscuros a respeito do massacre de trabalhadores em Ipatinga,no ano de 1963. Este massacre foi resultado das tensões entre trabalhadores e a polícia militar. O resultado foi a morte de quatro trabalhadores e um múmero incerto de feridos. O livro apresenta uma narrativa envolvente descrevendo os principais personagens envolvidos neste acontecimento histórico e seus últimos momentos antes do confronto que resultou no massacre. O ambiente político da época também é analisado pelo autor.
Esta obra além de sua importância como contribuição para a História contemporânea brasileira, permitiu que se abrisse na Assembléia Legislativa de Minas Gerais uma comissão de investigação sobre os fatos descritos no livro.
Marcelo Freitas tem suas raízes familiares em Pitangui, é jornalista de formação e mestre em Ciências Sociais pelo PUC Minas. Trabalhou nos jornais "Diário do Comércio", "Hoje em Dia", "O Tempo" e "Estado de Minas". Em 2001, recebeu o prêmio de jornalismo Líbero Badaró e Esso pela matéria sobre altos salários  dos deputados estaduais mineiros.



2 comentários:

  1. Comprei este livro naquela mesma ocasião que você, Licínio. Excelente dica de leitura. Não foi por acaso que ganhou o prêmio Vladimir Hergoz de livro-reportagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo,
    este livro é mesmo formidável, um belo trabalho de pesquisa e reportagem.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.