Seguidores

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Maracatu da Menina Donzela"



Esse encontro musical pitanguiense aconteceu no carnaval de 2011, na casa do Juca Freitas. Entre os atrativos da festa, tocou-se muita música boa, como por exemplo, esse clássico da época do Pitaculta, produzido pelo JoNba*, Rhor, William e companhia. Saiba detalhes dessa preciosidade, com as informações do Fabinho Freitas.


"Essa música se chama 'Maracatu da Menina Donzela'. Eu nao sei exatamente em que época foi feita mas foi no pitaculta sim. Ela foi inclusive gravada pela Mara Nazar (irma do Ricardo Nazar). Essa música apesar de ser um maracatu visivelmente, ela fala muito das coisas de minas. Cheia de figuras de linguagem. Tio João adora uma aliteração como você pode notar no trecho '...O jambo, o Jua e a jabuticaba'.

A Mara gravou também no CD dela a música 'Faca de Ponta' do Rolando Boldrim. Quando ela enviou uma copia do CD pro Rolando, ele gostou tanto do 'Maracatu da Menina Donzela' que a chamou pra cantar no [Programa] Senhor Brasil e o Reinaldo foi acompanhando ela. A razão pela qual o Boldrim a chamou pra cantar e pela qual gostou da música foi porque - além do ritmo e letra - a música começava com a palavra unhas (Unhas, cabelos, suspiros e abraco... Queijo no prato, goiaba em pedços).

O Rolando Boldrim disse que foi a primeira música que ele tinha escutado que começava com unhas, o que geralmente pode representar - na minha opiniao, é claro - algo malevolo, como unhas de bruxa, de gavião, mas que na música soa como parte de um conjunto da beleza da menina donzela. Essa e uma das musicas que mais gosto de tocar". (Fábio Freitas).

* Mais uma curiosidade pitanguiense: segundo o João Batista Freitas, o pseudônimo "Jonba" com N foi só para diferenciar no Pitaculta e acabou se firmando.

Um comentário:

  1. Leo, apenas atualizando, a Desiree me comentou que ela estava presente quando fizeram esta musica e que o Ricardo Nazar tem participacao nela mesmo. A musica foi feita la no inicio dos anos 90. Grande abraco, Fabinho

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.