Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"Reminiscências do Centro-Oeste Mineiro"




No sábado dia 29 de outubro tem lançamento de livro em Pitangui:
REMINISCÊNCIAS DO CENTRO-OESTE MINEIRO.


Conhecemos o Fernando, pela grande rede e, nos bate-papos virtuais obtivemos mais informações sobre esta obra e sobre o próprio autor. Desejando sucesso ao Fernando, compartilhamos as informações retro citadas.


Release


Em Reminiscências do Centro Oeste Mineiro, o autor mergulha no tempo e vai ao encontro do Brasil Colônia. Especificamente ao centro Oeste de Minas Gerais, onde inicia sua viagem, juntamente com os bandeirantes, por Pitangui, “celula mater” da região. O autor conta da descoberta do ouro, da exploração, das revoltas sangrentas (e pouco difundidas)do bravo povo de Pitangui contra os reinóis. Aborda também temas como escravidão e pena de morte, a importância do negro na colonização da região (criação dos quilombos). Um dos pontos altos do livro são com certeza os capítulos sobre D. Joaquina de Pompeu e Maria Tangará. Afinal, eram elas ruins como afirmam? Outros personagens históricos como o bandeirante Antônio Rodrigues Velho, o velho da Taipa, Borba Gato e Padre Belchior tem suas histórias contadas em detalhes emocionantes. O autor também conta a história de algumas cidades da região. São elas: Conceição do Pará- Divinópolis- Itapecerica-Itauna- Nova Serrana- Para de Minas e São Gonçalo do Pará e entre uma história e outra, deliciosos “causos” acontecidos na região. Leitura recomendada para leitores dos 8 aos 80 ano. A linguagem é leve agradável, uma verdadeira aventura.


O autor.


Fernando Martins Ferreira é natural de Pará de Minas, nasceu em 23 de Setembro de 1954, onde reside. Sua formação foi em exatas, mas sempre gostou de escrever. Hoje aposentado (por motivo de saúde) dedica-se a ler, escrever, como bom mineiro adora ouvir e contar “causos” e a pensar. Pensar como ele diz, toma muito tempo.
Fernando foi empresário e produtor rural (avicultor, suinocultor, criador de gado holandês). É um cooperativista fervoroso e já esteve à frente de grandes empresas do ramo do cooperativismo. É filho do ex prefeito Walter Martins Ferreira e Maria Rita dos Santos Ferreira. É pai de Caroline de Assis Ferreira e Fernanda de Assis Ferreira e avô coruja de Mariah Assis Vianna. Tem seis irmãos: Ernando- Helaine- Ernani- Heliane -Marilane e Geovane.




Não deixe de prestigiar o lançamento do livro. Mais uma importante iniciativa que resgata e documenta os primórdios da Sétima Vila do Ouro da Gerais, contribuindo para manter viva a nossa história. Na oportunidade, aproveite para conhecer o autor e as dependências do Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Pitangui, que vem promovendo capacitação profissional aos pitanguienses, por meios de cursos e da inclusão digital, em parceria com o Governo de Minas.

2 comentários:

  1. Obrigado ao Leo Morato pela informação.
    É certo que estarei no lançamento garantindo o meu exemplar.
    Geraldo Wagner.

    ResponderExcluir
  2. Bela manhã aquela do sábado passado (29/10).
    O CVT de Pitangui estava repleto de intelectuais e amantes do pensamento/da reflexão/da leitura.
    Garanti não só o meu exemplar do Livro Reminiscências do Centro-Oeste Mineiro do Prof. Fernando Martins mas também outra obra intitulada "Os sete Pecados Capitais" (esse livro mereceu, outrora, uma madrugada inteira de comentários de locutores da rádio Itatiaia".
    Pena que não pude esperar muito a "prosa puxar".
    Ps.: Registrei o momento e vou mandar por e-mail ao amigo Leo Morato a quem agradeço pelo fato de que, se não tivesse postado o convite, eu não saberia e teria perdido a oportunidade de conhecer o simpaticíssimo Prof. Fernando Martins.

    Geraldo Wagner.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.