Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

Repercussão da Segunda Guerra Mundial em Pitangui


Em mais uma visita ao acervo do Instituto Histórico de Pitangui encontramos em várias edições do jornal "Município de Pitangui", de agosto de 1942, diversas notícias sobre a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Nos chama a atenção as manifestações nacionalistas em apoio ao governo de Getúlio Vargas neste momento histórico, vários artigos publicados neste jornal exaltam o nacionalismo neste momento de conflito.


Acima, propaganda convidando a população a adquirir bonus de guerra, papéis do governo federal para capitar recursos no esforço de guerra.


Divulgação da revista "Agressão", que buscava esclarecer a população sobre os motivos que levaram o Brasil a declarar guerra à Alemanha e demais forças do Eixo.



Acima, convocação de reservistas.

4 comentários:

  1. Olá Tertúlia,
    seja bem vindo(a) ao blog.
    Este tema merece uma pesquisa mais aprofundada, com certeza.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Achei nos guardados do meu avô, uma cartela com selos de Bônus de Guerra, alguém sabe sobre este assunto ?
    Será que há algum valor além do Histórico ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz Cabral,
    seja bem vindo ao blog.
    Busquei informações a respeito dos bônus na web e não encontrei muita coisa. Tem gente vendendo apólices de bônus de guerra no Mercado livre com valores entre R$50,00 a R$90,00 reais.
    Creio que elas tenham mais valor histórico do que monetário, mas você pode procurar informações no Banco Central, quem sabe eles tenham uma posição mais concreta sobre estes bônus?
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.