Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



A 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está acontecendo de segunda-feira (17) a sexta-feira (23) com programação de eventos em todo o país. A organização da Semana tem como objetivo popularizar o tema, atrair a atenção dos jovens para este assunto, além de tentar manter estudantes na pesquisa sobre essa área. O evento também tem como meta a conscientização da importância do desenvolvimento da ciência e da tecnologia para o país.


Com o tema principal “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, a Semana está com presença garantida em 500 municípios brasileiros e busca envolver a juventude nesse trabalho de compreender que o clima está se alterando e que os extremos climáticos estão se agravando. Segundo Mercadante (Ministro da Ciência e Tecnologia) "Aqui no Brasil não temos tsunami, furacão ou terremotos, mas temos chuvas intensas: 58% dos nossos desastres naturais são inundações e 11% são deslizamentos de terra decorrentes da chuva forte". Os palestrantes que fazem parte da programação da Semana são profissionais das áreas de meteorologia, hidrologia e especialistas em desastres naturais.

Fonte: http://www.noticiasbr.com.br/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-tem-primeiro-dia-nesta-segunda-feira-25159.html


Pitangui participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovendo dois eventos, conforme as informações abaixo. Prestigiem, quanto mais informações tivermos sobre os cuidados com o planeta, maiores serão as nossas atitudes e práticas preventivas.



Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo


Entre os dias 18 e 21 de outubro serão realizadas no Instituto, em Pitangui, palestras, oficinas e trilhas ecológicas abordando o tema Biodiversidade do Ecossistema Cerrado no Centro-Oeste de Minas Gerais, com destaque para as boas práticas agrícolas e formas de geração de renda para os produtores como associativismo e artesanato. A programação também inclui oficinas sobre montagem de exsicatas (amostras de plantas secas) e cestaria em taquara e fibra de bananeira. Informações: (37) 3271-4004 (Eduardo). Fonte: Girlene Oliveira (via e-mail).




Confira a agenda do CVT de Pitangui



O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Irene Lopes Cançado Rocha, de Pitangui, em parcerias com a prefeitura municipal e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realiza atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 23 de outubro, tendo como temas principais: mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.


17/10 (segunda-feira) – Exibição do filme/documentário Uma verdade inconveniente, às 14h, na sede do CVT.


18/10 (terça-feira) – Caminhada ecológica e teste do PH da água, às 15h, na mata do céu, no bairro Penha.


19/10 (quarta-feira) – Palestra sobre implantação sustentável de pastagens e o fim das queimadas com Renato Ferreira (formado pela Universidade Federal de Lavras). 14h, na sala de vídeo-conferência do CVT.


20/10 (quinta-feira) – Apresentação de maquetes produzidas por alunos da Epamig, com o tema “impactos ambientais”. 14h, no CVT.


Local: Rua Lacerdino Rocha, sem número, em frente à Praça Nove de Junho, no centro da cidade. Infomações: 37-3271-3109. Fonte: Prefeitura de Pitangui / CVT.

3 comentários:

  1. Boa dica Léo. Valeu!

    Nicodemos Rosa

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado e feito a cobertura da programação do CVT. Ontem, estive na Epamig e fiquei impressionando com o altíssimo interesse demonstrado pelos estudantes. Pretendia gravar entrevista com pelo menos três alunos e não gravei com menos que dez. Foram ótimos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é pessoal, as boas iniciativas empreendidas em Pitangui merecem destaque por aqui (até rimou, rrss)!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.