Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Da Vila de Pitangui para o Rei de Portugal



Em 30 de novembro passado, postamos um texto relatando sobre as origens e atribuições das 1ªs Câmaras Municipais, abordando também sobre os primórdios da Câmara de Pitangui. Neste contexto, divulgamos mais uma raridade. Trata-se de uma Representação dos Oficiais da Câmara da Vila de Pitangui, informando ao Rei da difícil situação econômica em que se achavam as Minas e solicitando providências no sentido de alivar os povos da referida Capitania da excessiva carga tributária que recaía sobre o ouro extraído. Este raro documento histórico, com data de 30/8/1751, foi pesquisado no Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, onde estivemos em agosto deste ano.



Segundo Salles (1982, p. 194 e 195) : "Em geral as nossas Câmaras lutavam, procurando sempre soluções legais contra as imposições excessivas do fisco. Houve casos, sem dúvidas, em que a ação radical dos motins lançava os camariatas ao lado do rei (...) mas o comum era a Câmara se colocar na defesa dos povos propondo soluções parciais ou conciliatórias".

Acredito que ao consideramos esta petição do século XVIII, ao Rei D. João V, podemos constatar sobre a influência que Pitangui tinha nas Minas Gerais e que a atuação dos nossos representantes, à época, vinha ao encontro (confirmava) dessas afirmações de Salles.











Obs: pretendemos doar os documentos adquiridos no Ultramarino para o Instituto Histórico de Pitangui.

Bibliografia:
- Arquivo Histórico Ultramarino - AHU.

- SALLES, Fritz Teixeira de. Vila Rica da o Pilar. Belo Horizonte. Editora Itatiaia; São Paulo. Ed. Universidade de São Paulo. 1982.

2 comentários:

  1. Olá Licínio, Leo e Dênio,
    Meu tempo anda curto para tantas coisas que tenho que fazer.
    Estou devendo visitas a quase todos meus amigos blogueiros.
    Não gosto de passar apenas para dar um: OI!!!
    Gosto de ler e saborear as postagens dos amigos.
    E mais uma vez passar por aqui é conhecer pedaços da história da importante Pitangui.
    Beeeeijos, meninos

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom recebê-la por aqui, Dalinha!!! Estamos todos no corre-corre de fim de ano, né! Não deixe de nos visitar neste arquivo virtual sobre Pitangui. Retribuirei a visita. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.